Bogotá tem segurança reforçada para posse de Uribe

Cerca de 30 mil policiais patrulham Bogotá, capital da Colômbia, para evitar atentados durante a posse do presidente Álvaro Uribe, cujo segundo mandato se inicia nesta segunda-feira (7/8). O esquema de segurança inclui helicópteros e soldados posicionados

Franco-atiradores localizados no alto de prédios vigiam a avenida Eldorado, que leva ao aeroporto de mesmo nome, por onde passarão os dez presidentes, quatro vice-presidentes e integrantes de 20 delegações estrangeiras convidadas, entre eles o príncipe Felipe, herdeiro do trono da Espanha.



As medidas de segurança incluem a proibição do consumo de bebidas alcoólicas e do porte da armas. As operações se intensificaram, principalmente, para evitar atentados com carros-bomba, como o que matou um pedestre na última segunda-feira. Outros dois carros-bomba explodiram na semana passada, em Tulúa e Cali.



“Apenas em Bogotá, prendemos quase 270 pessoas, por diversos motivos”, disse o general Luis Alberto Gómez, comandante da polícia na capital. As medidas de segurança buscam evitar uma repetição do que aconteceu em 2002, quando Álvaro Uribe tomou posse pela primeira vez. Naquela ocasião, rebeldes lançaram morteiros artesanais contra a sede da Presidência, e um deles caiu sobre um bairro pobre vizinho, matando 21 pessoas e ferindo mais de 70.



Até o momento, confirmaram presença na cerimônia de posse os presidentes de Chile, Peru, República Dominicana, El Salvador e Costa Rica. Está sendo aguardada a confirmação da viagem dos presidentes de Equador, Honduras e Guatemala.



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua participação na última terça-feira, devido a problemas de agenda. A primeira-dama Marisa Letícia irá representá-lo.