Ampliação do Canal do Panamá polariza população do país

Partidários e críticos da ampliação do Canal do Panamá seguem em campanha no país, diante da aproximação da data em que o governo local fará um referendo para consultar a população sobre o projeto.

Em 22 de outubro, pouco mais de dois milhões de panamenhos responderão à seguinte pergunta: ''Você aprova a proposta de construção do terceiro jogo de eclusas no Canal do Panamá?''. A resposta deverá ser simplesmente ''sim'' ou ''não''.



Várias organizações e partidos políticos já se inscreveram no Tribunal Eleitoral do país para apoiar ou rechaçar a obra, a qual o governo panamenho dá total respaldo. A previsão inicial, caso a população decida pela ampliação do Canal, estima que serão necessários sete anos e cerca de US$ 5,25 bilhões para finalizá-la.



Argumentos



Os partidos e organizações que se manifestam contra à ampliação do Canal dizem que o governo deveria investir em políticas sociais e de desenvolvimento. Argumentam também que não há uma base financeira sólida para bancar uma obra desse porte no país.



O Partido do Povo divulgou recentemente uma nota informando que só apoiará a construção da terceira eclusa caso o governo convoque, antes de 22 de outubro, uma discussão nacional para elaborar um plano de desenvolvimento para o país.



Por sua vez, o governo tem argumentado que a obra trará a longo prazo desenvolvimento para o Panamá e que seus gastos virão a partir dos impostos cobrados das embarcações que utilizam o Canal. Além disso, o governo informa também que a ampliação não afetaria o meio ambiente.



O Canal



O Canal do Panamá é um canal de 82 km que corta o istmo (passagem estreita) do país, ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico.



O canal tem dois grupos de eclusas no lado do Pacífico e um no do Atlântico. No lado Atlântico, as portas maciças de aço das eclusas triplas têm 21 metros de altura e pesam 745 toneladas cada uma, mas são tão bem contrabalançadas que um motor de 30 quilowatts é suficiente para abri-las e fechá-las.



Todas as eclusas do canal são duplas, de modo que os barcos possam passar nas duas direções. Os navios são dirigidos ao interior das eclusas por pequenos aparelhos ferroviários. O lado do Pacífico é 24 cm mais alto do que o lado do Atlântico, e tem marés muito mais altas.



Maravilha tecnológica



Quando o canal entrou em atividade em 15 de Agosto de 1914, foi considerado uma maravilha tecnológica, já que suas eclusas permitiam até mesmo a passagem dos maiores navios. O canal foi um trunfo estratégico e militar importantíssimo para os Estados Unidos, e revolucionou os padrões de transporte marítimo.



O Canal e a região onde ele está localizado foram administrados pelos Estados Unidos até 1999, quando seu controle foi passado ao Panamá, como previsto pelos Tratados Torrijos-Carter. Desde então, o governo local tem estudado formas de modernizá-lo, pois atualmente ele não permite o tráfego dos grandes navios que vêm sendo construídos nos últimos anos.