Heloísa Helena toma votos de Alckmin entre mais ricos

A mais recente pesquisa Ibope/CNI  mostra que o índice de intenção de votos na candidata do PSOL, Heloísa Helena, cresceu significativamente entre eleitores com mais escolaridade e maior nível de renda mensal, tomando votos principalmente do tucan

 


 


Entre a pesquisa realizada pelo Ibope para a TV Globo, de 22 a 24 de julho, e o novo levantamento, feito de 29 a 31 de julho, Heloísa Helena passou de 12 para 22 por cento entre eleitores com escolaridade superior, e de 13 para 17 por cento entre os que ganham acima de dez salários mínimos mensais, dois segmentos liderados por Alckmin.


 


A pesquisa mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria reeleito no primeiro turno, mantendo 44 por cento do total das intenções de voto, contra 25 por cento de Alckmin, que cai dois pontos percentuais na margem de erro, e 11 de Heloísa, que cresceu 3 pontos em relação à pesquisa da Globo.


 


''A candidata Heloísa Helena mudou de patamar em relação às pesquisas anteriores, aproximando-se dos principais candidatos no segmento de educação superior e ganhando alguns pontos entre os de maior renda'', disse o diretor de Operações da CNI, Marco Antonio Guarita, ao apresentar a pesquisa.


 


TRANSFERÊNCIA


 


Heloísa Helena também cresceu de 8 para 17 por cento entre os eleitores com renda de cinco a dez salários mínimos mensais, e de 10 para 13 por cento na faixa entre dois e cinco mínimos mensais. A candidata passou de 10 para 13 por cento entre os que têm ensino médio, e de sete para 12 por cento entre os que cursaram de 5a a 8a série do primeiro grau.


 


Alckmin manteve a liderança entre os de maior renda, mais caiu de 52 para 42 por cento, à frente de Lula, que passou de 15 para 28 por cento neste segmento. Lula oscilou de 36 para 37 por cento entre os que recebem de cinco a dez mínimos e Alckmin caiu, neste segmento, de 36 para 28 pontos percentuais.


 


Alckmin perdeu sete pontos entre os eleitores de escolaridade superior, passando de 41 para 34 por cento, num claro deslocamento de votos para a candidata do PSOL.


 


O número de eleitores que declaram o voto nulo ou em branco subiu de oito para 12 por cento entre os que ganham mais de dez mínimos e oscilou pouco nos outros setores. No total, nove por cento declararam voto branco ou nulo e nove por cento não opinaram sobre o voto, números iguais aos da rodada da primeira semana de junho.


 


MAIS POBRES


 


Lula continua liderando as intenções de voto entre os mais pobres. Ele passou de 56 para 58 por cento na faixa até um salário mínimo por mês, contra 16 por cento de Alckmin (estável), seis de Heloísa Helena (um ponto a mais).


 


Na faixa de um a dois mínimos mensais, Lula caiu de 52 para 48 por cento, segmento em que Alckmin (22 por cento) e Heloísa Helena (9) ganharam um ponto cada.


 


Lula manteve 54 por cento dos eleitores que têm até a 4a série do primeiro grau, contra 19 por cento de Alckmin e 5 de Heloísa Helena (estáveis). Na faixa de 5a a 8a série, Lula subiu de 44 para 48 por cento e Alckmin caiu, de 27 para 22 por cento.


 


O presidente caiu de 42 para 38 por cento entre os eleitores de ensino médio, segmento em que o tucano manteve o índice de 29 por cento das intenções de voto.


 


A CNI não divulgou dados estratificados da pesquisa por região, porte do município, sexo e cor dos entrevistados.


 


Fonte: Reuters