Líbano já conta 900 mortos e 3 mil feridos

O primeiro ministro do Líbano, Fuad Sinora, disse nesta quinta-feira (3) que mais de 900 de seus compatriotas já foram mortos e 3 mil feridos pelos ataques israelenses desde que a crise teve início, há três semanas. Ele agregou que 1 milhão de pessoas —

As declarações foram feitas em um depoimento gravado que o Líbano enviou ao encontro da Organização da Conferência Islâmica, que se seuniu nesta quinta-feira na Malásia. Segundo fontes das forças de segurança libanesas, 80 combatentes do Hezbolá foram mortos durante a crise. Israel assevera ter matado 300.



Ataques contra Beirute



Os bombardeiros de Israel retomaram suas incursões contra a capital do Líbano, pela primeira vez em mais de uma semana. Os ataques ocorreram depois que, na quarta-feira, o Hezbolá lançou centenas de foguetes contra território israelense, no maior ataque até hoje.  Além da força aérea, cerca de 10 mil soldados de Israel acham-se em cinco áreas do sul do Líbano.



O primeiro ministro de Israel, Ehud Olmert, disse à imprensa que sey país está “muito perto” de seus objetivos no Líbano.



Os jatos israelenses alvejaram a já castigada periferia da cidade de 1,5 milhão de habitantes, assim como áreas da fronteira norte, com a Síria, da fronteira sul, com Israel, e do Vale do Becaa. Testemunhas relataram à TV árabe Al Jazira que pelo menos quatro cargas explodiram em Dahie, um subúrbio de Beirute particularmente atingido por Israel.



Os foguetes do Hezbolá



O recrudescimento de Israel ocorreu após o ataque do Hezbolá com foguetes à cidade de Afulá, o alvo mais distante da fronteira com o Líbano entre os que foram atingidos. O Hezbolá declarou ter disparado mais de 300 foguetes contra Israel na quarta-feira e que continua a combater na fronteira. Fontes israelenses admitem 210 disparos.



Os jatos israelenses também bombardearam, durante a noite, rodovias e pontes perto da fronteira norte do Líbano, com a Síria, informou a rádio libanesa. Foi o segundo ataque em 24 horas, destruindo uma ponte que liga o norte do país ao porto de Tripoli.



No Vale do Becaa, 65 quilômetros ao sul de Beirute, testemunhas disseram à Al Jazira que dois mísseis israelenses atingiram uma rodovia. Outro míssil acertou numa casa, na aldeia fronteiriça de Taibeh, matando três pessoas da família ali residente, conforme funcionários da segurança libanesa.



Baixas de Israel



Um israelense foi morto quando tentava se abrigar no kibutz de Saar, perto da cidade fronteiriça de Nahariya, no norte.



Na quarta-feira um soldado de Israel foi morto e quatro outros feridos perto da aldeia de Aita al-Sahab, no norte do país. O episódio foi confirmado nesta manhã. A morte elevou para 37 as baixas fatais de soldados de Israel nos 23 dias de combates. Somando-se 19 civis israelenses mortos nestas três semanas, 56 israelenses perderam a vida desde que irrompeu o conflito.



A ONG Human Rights Watch, com sede nos EUA, disse que foram descobertos os corpos de 28 pessoas mortas numa ataque israelense, na aldeia libanesa de Cana, enquanto outros 13 moradores continuam desaparecidos. Ums investigação militar sobre o ataque a Cana admitiu que houve “um erro” no ataque, mas alegou que os atacantes não sabiam que havia civis no prédio alvejado.