Lideranças de Itapipoca apóiam candidatura do Professor Nagibe 

Com um jantar de adesão, foi lançada na noite do último sábado a candidatura a deputado estadual do Professor Nagibe, pelo Partido Comunista do Brasil. O evento contou com a presença de lideranças sindicais, estudantis universitárias e secundaristas, de t

Com um jantar de adesão, foi lançada na noite do último sábado a candidatura a deputado estadual do Professor Nagibe, pelo Partido Comunista do Brasil. O evento, com a presença de 135 pessoas, aconteceu na barraca A Praça é Nossa, no centro da cidade de Itapipoca, contou com a presença de lideranças sindicais, estudantis universitárias e secundaristas, de trabalhadores rurais, de ambientalistas, de profissionais da saúde, da União da Juventude Socialista (UJS) e, principalmente, de professores. 


Membro do Comitê Estadual do PCdoB, Nagibe é um professor muito querido pelos seus colegas e alunos, e tem se destacado junto à sociedade itapipoquense pela coerência com que defende os interesses da sua categoria, dos trabalhadores rurais e urbanos e do próprio povo de Itapipoca, cidade com 110 mil habitantes, distante 135 km de Fortaleza. O lançamento da sua candidatura coincidiu com mais um ano de vida e de lutas pela causa do socialismo que ele abraçou há quase duas décadas. 


Na greve dos professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que já dura aproximadamente 80 dias, Nagibe é uma das principais lideranças, tendo participado de várias manifestações tanto na sua cidade como em Fortaleza, notadamente na Assembléia Legislativa do Estado onde a categoria exige dos deputados uma solução para a crise naquela universidade. 


Representando a direção estadual do PCdoB, o jornalista Messias Pontes enfatizou que a cadeira  do professor Chico Lopes na Assembléia Legislativa deveria ser ocupada por outro professor comprometido com a defesa do povo, principalmente da sua categoria, e ninguém está mais credenciado para isto que o professor Nagibe. Ele informou que desde a posse do presidente Lula, em 1º de janeiro de 2003, que a grande imprensa, que representa o que há de mais atrasado no País, vem atacando, caluniando e tentando desestabilizar o primeiro governo democrático e popular da história do País. 


Comparando o governo de Fernando Henrique com o de Lula, o dirigente comunista mostrou a diferença abissal entre eles, recordando os escândalos tucano-pefelistas, começando com a extinção da Comissão Especial de Investigação, criada pelo então presidente Itamar Franco para apurar as denúncias de irregularidades na administração federal. Disse ele que foi a partir daí que FHC institucionalizou a corrupção no País, começando com a compra de votos  para aprovar a reeleição, passando por outros escândalos, como o do Proer, do Sivan, da Pasta Rosa, do Sivan, do DNER, da Sudene, da Sudam e, principalmente, das privatizações. Observou ainda que nunca na história do Brasil se apurou tanto e se puniu tanto como nos últimos três anos e meio. Ele falou da importância da reeleição do presidente Lula, da eleição de Cid Gomes para o Governo do Estado, de Chico Lopes para a Câmara Federal, de Nagibe para deputado estadual e de Inácio Arruda para o Senado. Falando em nome da sua categoria, a professora Rosângela falou da luta do seu colega Nagibe e defendeu a eleição dele como forma de fortalecer a luta por ele travada.  


Em seu pronunciamento, Nagibe abordou a estratégia política do Partido, destacando a importância da reeleição do presidente Lula para o País avançar nas mudanças com uma política soberana de desenvolvimento, valorização do trabalho e distribuição de renda. Defendeu a eleição do ex-prefeito de Sobral, Cid Gomes, do PSB, que encabeça uma coligação formada por mais oito partidos – PT,  PCdoB, PMDB, PHS, PRB, PV, PMN e PP – para o Ceará crescer; de Chico Lopes para deputado federal; e enfatizou a importância da eleição do deputado Inácio Arruda para o Senado, lembrando que será a primeira vez que o Ceará contaria com um senador oriundo do campo popular. 


Nagibe denunciou o descaso da Prefeitura de Itapipoca para com o meio ambiente, mantendo um aterro sanitário que está causando a degradação das lagoas de Bruziguim e da Cruz, com a contaminação do lençol freático, causando a morte de milhares de peixes e doenças de pele e respiratórias nas populações de várias localidades próximas àqueles reservatórios. Lembrou que há quatro anos os moradores do município, em especial os das localidades de Bruziguim, Cruz, Jardim, Tamanduá, Cajuiz e Cedro vêm lutando para a Prefeitura arranjar outro local para o aterro sanitário para colocar as 70 toneladas diárias de lixo doméstico e hospitalar. 


Salientou o Nagibe que, em função da insensibilidade da Prefeitura, os moradores resolveram fechar a entrada do aterro, proibindo o acesso dos caminhões da limpeza pública. Como o prefeito João Barroso conseguiu uma liminar na Justiça para retirar as dezenas de pessoas acampadas próximo à  entrada do aterro, essas pessoas estão acampadas na calçada do Fórum da cidade até que uma solução seja encontrada. Ele conclamou os presentes para se engajarem nessa luta, mais uma em defesa dos itapipoquense 


De Itapipoca, Messias Pontes