Com Chávez na frente, começa campanha eleitoral na Venezuela

A Venezuela está preparada para dar início nesta terça-feira, 1º de agosto, à sua campanha para as eleições presidenciais de 3 de dezembro. Segundo as últimas pesquisas divulgadas pela imprensa local, o apoio da população para a reeleição de Hugo Chávez v

Chávez busca seu terceiro mandato como presidente venezuelano, enquanto a oposição a seu governo segue dividida e enfraquecida diante de sua popularidade. Membros da campanha de Chávez acreditam que ele poderá chegar, até dezembro, aos 70% das intenções de voto no país.



O respaldo popular a Chávez se sustenta principalmente devido às políticas sociais implementadas por seu governo ao longo dos últimos anos. Na condição de quinto maior exportador de petróleo do mundo, o presidente colocou em prática programas que garantiram saúde e educação gratuitas, parcerias que combateram o desemprego e deu início a um processo de maior distribuição de renda em toda a Venezuela.



Regras eleitorais



Na noite de segunda-feira, a presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena, explicou para a imprensa do país as normas do controle da propaganda que poderá ser realizada pelos candidatos a Presidência.



Lucena afirmou que os funcionários públicos da Venezuela representam o povo do país, e por isso não podem se envolver na campanha em horários de trabalho – a regra vale também para aqueles que ocupam cargos de alto escalão no governo.



Ela destacou também a criação dos fiscais eleitorais, que serão responsáveis para acompanhar o desenvolvimento do processo eleitoral em todas as regiões do país. Além disso, cada candidato disporá de seis minutos nas emissoras de rádio e televisão para expor suas idéias à população – até as últimas eleições, o tempo era de apenas três minutos.



Segundo Lucena, essas e outras medidas foram tomadas para que as eleições de 3 de dezembro transcorram de forma transparente e eficiente,  de modo a fortalecer ainda mais a democracia venezuelana.