El Salvador: Manifestação lembra massacre estudantil de 1975

Mais de mil estudantes da estatal Universidade de El Salvador, gritando frases como “aqui os mataram, aqui estamos”, lembraram neste sábado (30/7) um massacre cometido por militares há 31 anos. A passeata saiu do campus universitário, no setor norte de Sa

O massacre, ocorrido há 31 anos e cometido pelo governo do coronel Arturo Armando Molina (1972-1977), deixou 35 mortos e dezenas de estudantes desaparecidos. “A manifestação de 1975 era um protesto contra a intervenção militar no centro universitário de Ocidente, em Santa Ana”, declarou o estudante Alberto Herrera.


 


Na denominada ponte do massacre, estudantes de arte pintaram com tinta branca a silhueta dos jovens mortos. Durante um breve ato, um dos líderes estudantis, através de alto-falantes instalados num caminhão, pediu para os presentes levantarem a mão esquerda e observarem um minuto de silêncio pelos mortos.


 


Depois do minuto de silêncio e da homenagem às vítimas da repressão, os presentes aplaudiram e repetiram a frase “aqui os mataram, aqui estamos”. Depois, os manifestantes incendiaram os símbolos da repressão: um gigantesco gorila com uniforme militar, um tanque verde e um helicóptero, que foram feitos com papel e cartolina. A passeata, vigiada pela polícia, continuaria na noite deste sábado com uma vigília no campus da Universidade.