''Só Getúlio esteve mais perto do povo que eu'', diz Lula

Em campanha neste sábado (29/7) no Rio Grande do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pela coligação PT-PCdoB-PRB, declarou que um eventual segundo mandato seu será marcado pelo ''desenvolvimento com geração de emprego e d

De acordo com Lula, o governo tem ''compromisso com todos, principalmente com aqueles que mais precisam. E governar bem é saber escolher prioridades e ter compromisso com o povo''.


 


O presidente também comparou sua gestão com a era Vargas. ''Fora o momento em que Getúlio Vargas criou a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), garantindo os direitos dos trabalhadores, nunca um governo esteve tão próximo do povo''.


 


A simpatizantes em São Leopoldo, Lula afirmou que o seu governo já avançou muito na direção do desenvolvimento, mas poderá ir mais além nos próximos quatro anos. ''Aqueles que achavam que nosso governo ia afundar o Brasil quebraram a cara.''.


 


O candidato petista também dedicou boa parte de seu discurso em São Leopoldo aos temas ligados à educação, citando a criação do ProUni. Lembrou ainda a implantação de dez universidades federais e de cursos de extensões no interior do país, além da reativação das escolas técnicas. ''O (diploma) que eu não pude ter, eu quero que vocês tenham'', destacou.


 


Mais apoio


Antes do ato em São Leopoldo, Lula recebeu em Porto Alegre o apoio do PSB gaúcho à sua reeleiçao. O anúncio foi feito pelo deputado federal Beto Albuquerque, liderança dos socialistas no Rio Grande do Sul, assim que Lula desembarcou no Aeroporto Salgado Filho.


 


À tarde, Lula retornou à capital gaúcha, onde novo comício estava previsto, desta vez no Ginásio Gigantinho. Neste domingo, o presidente estará presente em outros dois atos em Santa Catarina: um comício, pela manhã, no centro de Florianópolis, seguido de um almoço com empresários da Federação das Indústrias de Santa Catarina.


 


Campanha em ascensão
A candidatura Lula está em alta na região, quinto colégio eleitoral do país. Pelo Datafolha de junho, Geraldo Alckmin estava sete pontos à frente de Lula entre os eleitores do Sul. Já na pesquisa de 18 de julho, Alckmin caiu de 37% para 31% e empatou tecnicamente com Lula, que se manteve nos 30%.


 


Já no levantamento do Centro de Pesquisas Correio do Povo, entre 12 e 14 de julho em 55 municípios gaúchos, o candidato tucano lidera pesquisa estimulada com 34,7% contra 29% de Lula. Na espontânea, porém, Lula está em primeiro lugar – tem 23,8%, e Alckmin, apenas 19,4%.



 


Da Redação, com Folha Online, PT e agências