Presidente do PSDB-SE renuncia para apoiar Lula e Déda

A prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça, renunciou à presidência do PSDB-SE e aderiu às campanhas do ex-prefeito de Aracaju, Marcelo Déda (PT), ao governo de Sergipe e de Luiz Inácio Lula da Silva a presidente. O anúncio foi feito ontem (28/07), em entrev

Maria Mendonça havia assumido a presidência estadual do PSDB, em virtude da renúncia do então presidente, deputado federal Bosco Costa (sem partido), feita no dia 30 de junho, por não ter concordado com a aliança PFL/PSDB. Durante entrevista coletiva, a prefeita justificou seu descontentamento com o governo João Alves (PFL) e o apoio recebido do governo Lula, neste um ano e meio de governo em Itabaiana, como principais motivos para a ruptura.


 


A prefeita foi eleita com o apoio do PT e é considerada a principal adversária de João Alves na região do agreste sergipano, que tem como núcleo Itabaiana o terceiro maior colégio eleitoral do Estado. De acordo com ela, o governador pefelista persegue administrações de partidos adversários, enquanto o governo federal ''não tem medido recursos para obras estruturais necessárias em Itabaiana''.


 


Só em sua cidade, durante o governo Lula foi instalado um campus avançado da Universidade Federal de Sergipe e Farmácia Popular, entre outros programas do governo federal com forte impacto entre a população. No sentido oposto, João Alves se negou a estabelecer convênios solicitados por Itabaiana, informou a ex-tucana.


 


O anuncio foi feito após uma reunião com o exgGovernador de Sergipe e, por enquanto ainda no PSDB, o empresário Albano Franco, que afirmou entender a situação no município de Itabaiana, ao considerar ser complicada diante das divergências existentes entre o grupo dos Teles de Mendonça e os Bispos. ''Política tem dessas coisas e temos que ter maturidade suficiente para compreender e entender as questões regionais.''


 


Outras lideranças tucanas em Sergipe têm demonstrado insatisfação com a aliança PFL-PSDB – e a tendência é que a revoada de tucanos para o ninho do petista Marcelo Déda, aumente até as eleições de 1º de outubro.


 


Maria Mendonça afirmou que ainda não discutiu a possibilidade de sua filiação com nenhum outro partido. Com sua renúncia, o prefeito de Macambira, José Carivaldo de Souza, assume a presidência do PSDB em Sergipe.


 


Da Redação, com Portal do PT e Folha Online