Governo chinês pede cessar-fogo imediato no Oriente Médio

China e Arábia Saudita pediram um cessar-fogo imediato no Oriente Médio durante uma reunião mantida entre o vice-ministro de Assuntos Exteriores chinês, Dai Bingguo, e o príncipe saudita Bandar bin Sultan, informa neste sábado o jornal “Diário do Povo”.

Dai Bingguo ressaltou que “a escalada do conflito entre o Líbano e Israel está minando seriamente a segurança e a estabilidade no Oriente Médio”: “A China está profundamente preocupada com a atual situação”. O príncipe Bin Sultan elogiou os esforços que os chineses estão realizando para solucionar o conflito entre Israel e o Líbano – e expressou seu desejo de que o país asiático desempenhe um maior papel neste sentido.


 


Já a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que a morte de quatro de seus observadores no sul do Líbano poder afastar países de participarem em uma força de paz a ser mandada à região. Mark Malloch-Brown, vice secretário-geral da ONU, disse que a entidade aceitou as desculpas de Israel pelas mortes, mas que ainda está “muito preocupado”. As mortes eram uma ameaça “a todo o conceito da força de paz”, disse.


 


“O envio de uma força de paz é uma tarefa perigosa e nós dependemos muito do apoio da comunidade internacional, e quando pessoas morrem, não é um simples acidente que se possa deixar de lado”. Para Mark Malloch-Brown, Washington terá de pensar “seriamente” sobre o seu pedido para que uma força de paz multinacional seja enviada ao Líbano.


 


Israel recusou o pedido da ONU para fazer uma trégua de três dias no combate no sul do Líbano, para que ajuda humanitária pudesse ser enviada à região. Para o governo de Israel a trégua é “desnecessária”, pois o Exército israelense já mantém corredores para o envio de ajuda humanitária, mas o coordenador de ajuda da Onu, Jan Egeland, considera os mesmos insuficientes.


 


Neste sábado, a secretária de estado americana, Condoleezza Rice, desembarcou em Jerusalém, na sua segunda visita à região em cinco dias. Ela se encontrará com líderes israelenses e libaneses para conseguir apoio à proposta de envio de uma força de paz multinacional ao Líbano.