Ainda em crise, Varig demite 5.500, que vão à Justiça

A Varig anunciou nesta sexta-feira (28/7) a demissão  de 5.500 de seus 9.485 empregados. Em nota divulgada à imprensa, a empresa diz que “a medida se insere no projeto de reestruturação da companhia aérea e visa promover a readequação do quadro funci

Os funcionários  demitidos vão recorrer à Justiça do Trabalho para ter assegurado todos os seus direitos, informou o diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Élnio Borges. Na quinta-feira (3), os trabalhadores realizam assembléia para definir os próximos passos.


 


Borges lembrou que na última quarta-feira (26) já foi indicado o caminho junto à Justiça do Trabalho. “Nós temos uma esperança forte de que a Justiça do Trabalho vem compor o conceito de ética, moral, legalidade e justiça que foi destruído até o momento”, disse.  Ele considerou absurda a atitude da direção da Varig de demitir tantos funcionários de uma única vez. “Na nossa visão é um ato de crueldade”.


 


Para o sindicalista, a proposta dos próprios empregados da Varig previa  demissões, mas “de uma maneira honesta, tratando as pessoas como elas merecem”. Segundo Borges, o anúncio feito pela direção da Varig se refere a uma demissão totalmente ilegal. “Na verdade, é a espoliação dos direitos  trabalhistas”, disse. Ele garantiu que os trabalhadores não vão aceitar isso com passividade.


 


As versão da Varig
Segundo a Varig, vão ser mantidos 3.985 postos de trabalho, conforme prevê o plano de recuperação judicial aprovado em assembléia por todos os credores. A empresa destaca a existência de um compromisso para contratação gradual dos funcionários, “de acordo com o ritmo de crescimento da frota e ampliação das rotas domésticas e internacionais da Varig”.


 


A companhia informa que os funcionários estão sendo comunicados do desligamento por seus superiores ou por correspondência, quando não possuem pontos fixos de trabalho. Diz ainda que está debatendo com os sindicatos de classe as mudanças necessárias nos acordos coletivos de trabalho, para enquadrar as demissões no plano de recuperação judicial. De acordo com o comunicado, está sendo dada prioridade ao pagamento do FGTS e seguro-desemprego.


 


A companhia aérea informa na nota que a reestruturação de pessoal não irá afetar as operações da Varig. A empresa voa atualmente com um total de dez aviões para sete destinos do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador e Recife) e para dois no exterior (Frankfurt e Buenos Aires). Além disso, opera a ponte aérea Rio de Janeiro/São Paulo diariamente e mantém vôos em dias alternados para Miami e Nova Iorque, com vôos extras para a Europa e América do Sul.