México: Pressionado, Calderón evita nomear-se “presidente”

Em suas últimas aparições públicas, o candidato conservador nas eleições presidenciais do México, Felipe Calderón, tem evitado referir-se como “presidente”, ao contrário do que fazia há algumas semanas, após os primeiros resultados divulgados pelo Institu

Uma amostra desse novo comportamento aconteceu nesta quinta-feira (27/7), durante um encontro com reitores de universidades privadas do país. Em nenhum momento Calderón utilizou frases como “no meu governo” ou similares, mesmo diante de interlocutores favoráveis à sua vitória.



De acordo com os números divulgados pelo IFE, o candidato progressista López Obrador foi derrotado por Calderón por apenas 0,52% dos votos nas eleições ocorridas em 2 de julho. Há claras evidências de fraude no processo eleitoral, e por isso a chapa ''Pelo Bem de Todos'', encabeçada por Obrador, exige que seja feita a recontagem de todas as urnas, voto por voto.



Falsas acusações



Desde a divulgação dos resultados das eleições mexicanas, Obrador tem insistido num ponto: é necessário manter a paz e a ordem em qualquer tipo de manifestação que venha a ser feita. Apesar dos repetidos apelos, Calderón vem acusando seu adversário de incitar parte da população a cometer atos de vandalismo e violência.



Diante dos reitores das universidades, as acusações voltaram a acontecer, embora de maneira velada. Ao sair da reunião, Calderón não quis retomar o assunto.



Leia mais: Com criatividade, resistência civil prossegue no México