Obrador e Calderón descartam presidente interino no México

Os dois principais candidatos a presidente no México – o progressista López Obrador, do PRD, e o governista Felipe Calderón, do PAN – descartaram a hipótese de nomearem um presidente interino para o país, até que a indefinição eleitoral seja encerrada.

A hipótese surgiu há poucos dias no país, mas os dois candidatos fazem questão de que ela não ganhe força na sociedade, por considerá-la sem sentido.



“A equipe de López Obrador não fala, não autoriza, não promove e não pensa em nenhum tipo de governo interino”, afirmou Ricardo Monreal, dirigente da coligação “Pelo Bem de Todos”, em nome de seu candidato.



Monreal, assim como as forças progressistas mexicanas, espera que a coligação segue com o mesmo objetivo desde que as fraudes eleitorais tornaram-se públicas. “Temos apenas uma demanda, que é indeclinável e firme: a recontagem voto por voto, urna por urna. Qualquer outra possibilidade é mera especulação”, explica.



A coligação de Calderón também publicou uma nota rechaçando a hipótese de presidência interina no país. “Trata-se de um cenário que não estamos pensando, pois cremos que não há razão alguma para isso”, explicou José Espina dirigente nacional do PAN, reafirmando que o partido discorda do pedido de recontagem feito por Obrador.



Leia mais: Para Obrador, eleição mexicana teve “fraude à antiga”