Chávez define como “estratégica” aliança com Belarus

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta terça-feira (25/7) que a aliança firmada entre seu país e Belarus é estratégica para o futuro das duas nações. Segundo ele, o acordo permitirá que ambas poderão seguir no caminho que as levará à plena

“Os desejos pela liberdade fazem com que nossos destinos se unam”, disse o presidente venezuelano, durante a homenagem realizada na Academia Militar de Belarus em comemoração aos 232 anos de nascimento de Símon Bolívar.



Alexander Lukashenko, presidente de Belarus, também destacou a soberania dos dois países em seu discurso. Ele e Chávez assinaram acordos nas áreas científica, tecnológica, agrícola, alimentícia, militar, industrial, energética e petroquímica.



“Essa aliança é de grande importância, pois ela vai ao encontro da consciência de nossos povos e também ao encontro de um poder político verdadeiramente autônomo e independente, dono de um modelo econômico próprio”, declarou Chávez.



Após a visita a Belarus, Chávez embarca para a Rússia, onde deve chegar nesta quarta-feira. Ele será recebido no país pelo presidente Vladmir Putin e também irá tratar de possíveis novos acordos com o país.