Em Belarus, Chávez busca novos convênios para a Venezuela

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou neste domingo (23/7) a Belarus com a intenção de firmar novos convênios entre os dois países. Atualmente, acordos nacionais sustentam um intercâmbio comercial baseado em produtos agrícolas e autopeças.

Durante sua primeira visita ao país, Chávez irá sugerir que o presidente Alexander Lukashenko analise a possibilidade de firmar novos acordos, especialmente nas áreas de energia, petróleo, educação e cooperação tecnológica. Haverá também conversas a respeito de política internacional e sobre o papel da Venezuela junto ao Movimento dos Países Não-Alinhados.



O presidente venezuelano destacou uma importante estatística belorussa: o país produz todos os alimentos que necessita, sem recorrer à importação de nenhum item essencial para sua população. ''Essa é uma meta da Venezuela. Vim aqui para selarum pacto de unidade e colocar a primeira pedra de nossas futuras relações'', disse Chávez.



Chávez se encontrará com o presidente local nesta segunda-feira. Após a visita a Belarus, Chávez passará ainda por Rússia, Irã e Vietnã.



Belarus



Belarus (antiga Bielo-Rússia, ou ''Rússia branca'') é um país do leste europeu e ex-república da União Soviética. Sua capital é Minsk e seus cerca de 11 milhões de pessoas falam russo e belorusso. Faz fronteira com a Rússia, a Ucrânia, a Letônia, a Polônia e a Lituânia.



A indústria automotiva e de máquinas e implementos é responsável por 40% do PIB de Belarus. A agricultura mecanizada produz cereais, batata e beterraba. Seus laços econômicos com a Rússia e Ucrânia permanecem fortes.



Sob comando Soviético, 80% das crianças de Belarus foram ensinadas exclusivamente em russo, e o mesmo idioma era usado para todos os negócios e transações governamentais. Os nomes das ruas agora estão mudando e a educação tem enfatizando mais a história e a literatura do país. Entretanto, o russo é ainda uma língua muito falada no país.