Para Chávez, Córdoba verá surgir um novo Mercosul

O presidente venezuelano afirmou na noite desta quinta-feira (20/7) que a 30ª Reunião de Cúpula do Mercosul, realizada em Córdoba, na Argentina, será um feito histórico, que marcará o início de um novo bloco, com a força dos povos da região.

“O novo Mercosul deve ter a força vigorosa dos povos. Ele deve contar, sobretudo, com a presença da juventude, das mulheres, dos estudantes, dos índios e dos trabalhadores. Juntos faremos a nova história que necessitamos: a história da liberdade e da integração”, afirmou Chávez.



Dentro desse raciocínio, o presidente venezuelano é entusiasta das manifestações populares ocorridas em Córdoba, paralelamente à Cúpula do Mercosul. “É muito importante nos encontrarmos aqui com os movimentos sociais, pois é neles que está a alma do Mercosul”, defendeu.



Estados Unidos



Chávez aproveitou a oportunidade para deixar claro que não romperá relações com os Estodos Unidos, pois corriam em Córdoba boatos de que ele poderia aproveitar a Cúpula para anunciar tal decisão.



“Temos grandes investimentos nos Estados Unidos. Não há nenhum plano de rompermos relações com eles, assim como, até onde sei, também não existe nenhum plano norte-americano de rompimento com a Venezuela”, afirmou.