Venezuela propõe observatório social e político ao Mercosul

A República Boliviariana da Venezuela, por meio de seu ministro das Relações Exteriores, Pavel Rondón, propôs aos países membros do Mercosul a criação de um observatório social e político para o bloco. De acordo com a idéia levantada pelo venezuelano, o n

Rondón explicou que na Europa os observadores podem se deslocar por quaisquer países da região que solicitem sua presença, especialmente em períodos eleitorais. Para ele, a iniciativa seria de grande importância para a integração dos países que fazem parte do Mercosul e também de seus vizinhos.



A proposta do ministro venezuelano foi feita durante uma das reuniões ocorridas entre ministros dos países do Mercosul, em Córdoba, na Argentina, onde a partir desta quinta-feira (20/7) acontece a 30ª Reunião de Cúpula dos presidentes do bloco.



Os ministros dos outros países que compõem o Mercosul ainda não se manifestaram a respeito da proposta de seu colega venezuelano. Provalmente o assunto voltará a fazer parte da pauta em outras reuniões do bloco.



Chile x Bolívia



Questionado sobre o posicionamento da Venezuela em relação às recentes conversas entre Chile e Bolívia (a respeito de uma saída boliviana para o mar), Rondón definiu o papel de seu país como o de mero espectador. “Faço votos para que as duas nações cheguem a um acordo”, afirmou o ministro venezuelano, sem entrar em maiores detalhes.



Bolívia e Chile participam do encontro em Córdoba como membros convidados do Mercosul. Por conta disso, os presidentes Evo Morales e Michele Bachelet provavelmente trararão do assunto, que voltou a ser discutido entre os dois países há alguns dias.