Mercosul define detalhes de acordo comercial com Cuba

Os países fundadores do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) já definiram os aspectos técnicos do acordo comercial que será assinado nesta quinta-feira (20/7) com Cuba, em Córdoba, na Argentina, onde ocorre a 30ª Reunião de Cúpula dos presiden

O novo acordo comercial estabelece que os convênios existentes entre cada país do Mercosul e Cuba tornem-se multilaterais. Até o início desta quinta-feira ainda não se sabe se Fidel Castro estará presente em Córdoba para oficializar o acerto.



A Venezuela, por ter se tornado membro pleno do Mercosul há menos de um mês, ainda não fará parte do acordo comercial, embora o país já desenvolva uma série de convênios estratégicos com Cuba.



Salto comercial



Em Cuba, espera-se que o acordo comercial permita que ingressem com mais facilidade na ilha produtos como máquinas em geral, aparelhos elétricos e instrumentais médicos. Atualmente, cerca de 1.300 produtos comercializados entre os países do Mercosul e Cuba possuem tarifas diferenciadas. Estima-se que com o convênio esse número salte para 2.700.



Segundo informações da imprensa argentina, nenhum dos quatro países fundadores do Mercosul recebeu qualquer tipo de pressão por parte dos Estados Unidos devido ao novo acordo comercial com Cuba.



Ainda segundo o noticiário argentino, as relações comerciais do país com Cuba são modestas – da ordem de US$ 100 milhões, entre importações e exportações. A expectativa é que a esse valor se multiplique nos próximos anos e beneficie todos os países da região.



Com agências.