Haitianos pedem retorno do ex-presidente Aristide

Milhares de manifestantes se reuniram no sábado no Haiti para reivindicar a volta ao país do ex-presidente Jean-Bertrand Aristide, exilado na África do Sul há mais de dois anos.

Os manifestantes, provenientes dos bairros pobres de Porto Príncipe, marcharam pela capital haitiana, apesar de uma proibição da polícia, antes de se dispersar diante do palácio presidencial, fortemente protegido por veículos blindados da ONU. “Votamos em René Préval (o atual presidente) para que nosso líder voltasse”, declarou André Michelet, um dos organizadores da marcha, referindo-se a Aristide.


Os manifestantes também exigiam o retorno de todos os exilados, a libertação de presos políticos e a reintegração no governo das pessoas afastadas durante a transição (março de 2004 a maio de 2006). Grupos de jovens pediram ainda a saída do país da Missão de Estabilização da ONU (Minustah). “Pedimos ao presidente Préval que devolva a dignidade ao país”, tirando os “brancos”, gritavam os manifestantes. Boinas azuis brasileiros, paquistaneses e policiais chineses protegiam o Palácio Nacional haitiano, onde os ativistas se dispersaram.


 


Com agências