Vox Populi mostra Lula com 42%; Alckmin fica estagnado em 32%

Pesquisa presidencial do Vox Populi divulgada nesta quinta-feira pelo Jornal da Band  mostrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda mantém uma confortável distância à frente do tucano Geraldo Alckmin. Lula passou de 45% das intenções

Pesquisa do instituto Vox Populi, divulgada na noite desta quinta-feira pelo Jornal da Band, na TV Bandeirantes, mostrou que a vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o candidato do PSDB a presidente, Geraldo Alckmin, passou a ser de 10 pontos percentuais. O petista aparece com 42% das intenções de voto contra 32% do tucano. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais. Em junho, a diferença era de 13 pontos.


O Vox Populi ouviu 2.003 eleitores em 121 municípios entre os dias 8 e 10 de julho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 10736/2006.


A senadora Heloisa Helena (PSOL) aparece com 7% e o senador Cristovam Buarque (PDT), com 1%. Os votos brancos e nulos somaram 7% e não souberam ou não quiseram opinar, 11%.


Levantamento do Vox Populi feito entre os dias 23 e 24 de junho mostrava o presidente com 45% e Alckmin com 32%. Heloisa Helena tinha 5% das intenções de voto e Cristovam o mesmo 1%.


O detalhamento da pesquisa ainda será divulgado nesta sexta-feira pela revista Carta Capital. A diferença entre as intenções de voto de Lula (42%) e dos demais candidatos (40%) fica dentro da margem de erro, tornando possível tanto a vitória do petista no primeiro turno como a realização de um segundo turno entre Lula e Alckmin.


Datafolha fará pesquisa mais ampla


A próxima pesquisa sobre sucessão presidencial será divulgada pelo Datafolha na próxima semana.


A pesquisa, a ser realizada nos próximos dias 17 e 18 (segunda e terça-feira da semana que vem), vai ouvir 6.235 eleitores de 272 municípios de todos os estados e Distrito Federal, com exceção de Roraima e Amapá. A pesquisa foi encomendada pela empresa Folha da Manhã S/A, que publica o jornal Folha de S. Paulo, ao custo de R$ 130 mil.



De acordo com o relatório da pesquisa, 52% dos entrevistados serão mulheres e 48%, homens. Serão ouvidos eleitores de todas as faixas etárias. A margem máxima de erro é de 2%, para mais ou para menos.


 


Na última pesquisa Datafolha, divulgada pela Folha de S.Paulo no último dia 30 de junho, o tucano Geraldo Alckmin aparece com 29% das intenções de voto e Lula com 46%, o que permitiria ao presidente ser reeleito já no primeiro turno com 54% dos votos válidos, se a disputa fosse hoje. Num eventual segundo turno, Lula derrotaria Alckmin por 51% a 40%.