Após quatro dias, movimento negro conclui eventos nacionais

Na luta contra o racismo e por avanços sociais, a Conen (Coordenação Nacional de Entidades Negras) acaba de concluir três evento em Salvador (BA). Em 8 e 9 deste mês de julho, foi realizado o Encontro Nacional de Mulh

Outro evento que  marcou as atividades em Salvador foi o ato público “O Estado Brasileiro e Implementação de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial” (foto). Realizado no auditório do Ministério Público, contou com a presença da ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Promoção de Políticas Públicas para Igualdade Racial (Seppir). O ato foi coordenado por Gilberto Leal, um dos dirigentes da Conen.

De acordo com a diretoria da coordenação, o debate sobre questões femininas foi um marco em termos de organização. Nos últimos anos, as mulheres negras têm investido, lutado e reivindicado ações no combate ao racismo e a questão de gênero, na melhoria de qualidade de vida, na inserção ao mercado de trabalho, com equiparação salarial, proteção à família, posse de terras, entre várias outras bandeiras de luta.

Foram aprovadas a direção paritária na Conen e a atuação específica de gênero tanto nas ações da entidade como nas intervenções institucionais. Presente ao evento, a ministra Matilde Ribeiro afirmou que será interlocutora junto ao governo federal para implementação das deliberações do encontro.

Em favor da Seppir e de Lula
O seminário nacional se propôs a ser um instrumento para superar a desigualdade racial em nosso país. O debate foi sobre a organização interna da entidade e seu posicionamento político diante da conjuntura nacional e internacional. Delegados ao evento reafirmaram que a Seppir representa uma vitória do movimento negro — e faz parte da política nacional para implementação de ações efetivas de reparação e promoção da igualdade racial. Sendo assim, reivindicam o seu fortalecimento na estrutura governamental.

Por maioria dos participantes, decidiu-se também indicar como importante a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que se mantenha e amplie as políticas públicas que incidem sobre a população negra. Aprovou-se o aumento de ações em todos os setores da sociedade e também na ação institucional junto aos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário em todos os níveis.

Já o ato público teve a participação do procurador da Cidadania, Almiro Sena; do procurador-geral da Justiça, Lindivaldo Brito; da vice-reitora da Uneb, Amélia Maraux; do secretário municipal de Educação de Salvador, Nei Campelo; da presidente da Comissão da Reparação da Câmara Municipal de Salvador, vereadora Olívia Santana; do cantor e compositor Lazzo Matumbi; do secretário municipal da Reparação, Gilmar Santiago; e da yalorixá Mãe Edeneci.