Presidente de Gana e Lula lançam a Embrapa-África

O presidente de Gana, John Agyekum Kufuor, foi recebido no Palácio do Planalto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (10) às 11h30. Depois do encontro reservado, será oficializada a parceria entre o Brasil e Gana para

A empresa criada pela parceria vai permitir compartilhar conhecimentos científicos e tecnológicos para todo o continente, contribuindo para seu desenvolvimento sustentável, social e econômico, segurança alimentar e combate à fome em toda a África. As atividades concentrarão na transferência de tecnologia, enfatizando as demandas específicas de cada país em projetos de desenvolvimento agrícola.

Segundo informou a Embrapa, os chanceleres dos dois países assinam o Acordo de Sede, que prevê o reconhecimento diplomático do escritório, bem como as prerrogativas e concessões do Governo de Gana à Embrapa África.

O acordo prevê que os dois países desenvolvam os objetivos de desenvolvimento sustentável da agricultura e o fortalecimento institucional. As áreas para cooperação são o uso sustentável de recursos naturais, sistemas produtivos e proteção sanitária de plantas e animais, fruticultura e horticultura tropical, zoneamento agrícola, biotecnologia e troca de material genético, além de transferência científica e de conhecimento técnico e também desenvolvimento de recursos humanos.