Campos de Jordão: auditório de 800 para 300 mil visitantes…

Campos do Jordão, cidade paulista com 45 mil habitantes, abriu neste sábado o seu 37º Festival de Inverno de música erudita ainda preocupada em achar como fazer com que o grande evento possa chegar aos seus moradores, e aos visitantes (e

“O festival é uma grande janela para Campos do Jordão, projeta a cidade em termos nacionais e até internacionais. É também um grande espetáculo do ponto de vista cultural e artístico, para a cidade e mesmo para a cultura brasileira”, faz questão de destacar o vice-prefeito da cidade serrana. Mas admite que há problemas. “Eles se isolam”, comenta, reconhecendo que a cidade e o seu mais famoso evento precisam se entender melhor.

 

Com este objetivo, já faz alguns anos que acontece, fora do auditório, uma programação paralela e gratuita em locais como a Concha Acústica da Praça do Capivari ou a Igreja de São benedito. No Capivari, por exemplo apresenta-se dia 19 o violonista gaúcho Yamandu Costa. E em 5 de agosto a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, com peças que vão do argentino Astor Piazolla a “Pixinguinhando”, de Tiago Costa.

 

Outra iniciativa democratizadora é a programação para bolsistas, que durante o festival podem aprender com mestres da música instrumental. Este ano foram abertas vagas para trompete, trompa, trombone, tuba, flauta, oboé, clarinete, piano, viola, violino e violoncelo. As aulas para os três últimos instrumentos, por exemplo, ficarão a cargo de integrantes do Quarteto Borodin. E o aluno com melhor desempenho ganha uma bolsa de aperfeiçoamento de um ano nos Estados Unidos ou Europa.

 

As grandes apresentações, porém – como a da Osesp e outras orquestas sinfônicas, ou a única ópera do programa, “Mozart e Salieri” – ficam reservadas ao Auditório Cláudio Santoro. No auditório, os ingressos vão de R$ 10,00 a R$ 80,00 e os lugares são 800. Enquanto os visitantes previstos para os 23 dias de festival passam de 300 mil…