Bush e Zapatero já felicitam Calderón por “vitória eleitoral”

El presidente do México,  Vicente Fox, encabeça um movimento em busca de pressão internacional para consolidar como presidente eleito o seu correligionário, Felipe Alarcón, na controvertida eleiçãso deste domingo (2

O próprio Fox deu o exemplo. Em coletiva para a imprensa internacional na capital mexicana, felicitou o seu colega de partido, o direitista PAN (Partido da Ação Nacional). Ao lado de Fox na coletiva, o chefe de governo espanhol acompanhou o seu anfitrião. Às 13h15 de ontem,  Zapatero telefonou a Calderón para transmitir as felicitações.

Para EUA, resultado é “transparente”

Duas horas depois, o candidato do PAN recebeu um telefonema de Bush. O embaixador estadunidense no México, Antonio Garza, também expressou suas “felicitações por ter obtido a maioria dos votos na contenda eleitoral”. E ainda disse que o processo foi “livre e transparente”, “sem dúvida, uma celebração da democracia”.

Mais cauteloso, o porta-voz do governo do Chile, ex-presidente Ricardo Lagos, congratulou-se com os mexicanos pela realização de eleições democráticas, mas não se pronunciou sobre os resultados. A diplomacia latino-americana manteve até hoje um prudente silêncio.

Os partidários do candidato centro-esquerdista, Andrés Manuel López Obrador,  insistem que só o Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário da Federação (TEPJF) tem competência para proclamar o resultado da eleição. Mas ontem o presidente do Instituto Federal Electoral (IFE), Luis Carlos Ugalde, adiantgou-se ao proclamar Calderón como o vencedor, por 0,5% vos votos. Por conta disso, a Cidade do México começou a ser coberta com cartazes com a foto de Ugalde e os dizeres “Procurado, delinquente eleitoral”.