Cineasta-revelação do Uruguai se suicida aos 32 anos

O cineasta uruguaio Juan Pablo Rebella, de 32 anos, premiado nos festivais de Roterdã, Havana e Cannes, faleceu na madrugada desta quinta-feira (06/07), em Montevidéu. A morte foi confirmada por fontes próximas ao artista.

A princípio, as causas da morte não foram determinadas. O diretor de "Whisky" foi achado em sua casa por amigos, comentaram as fontes. Só à tarde é que a imprensa uruguaia noticiou que o cineasta havia se suicidado. Não há mais detalhes.

Rebella nasceu em 1974, estudou Comunicação Social na Universidad Católica e pouco depois começou a trabalhar com Pablo Stoll, com quem dirigiu "25 Watts" e "Whisky". Os longas-metragens são considerados pelos críticos como dois dos melhores filmes do cinema uruguaio. Rebella trabalhava em dupla com o diretor Pablo Stoll, também nascido em Montevidéu, em 1974.

O primeiro longa-metragem dos diretores, "25 Watts", refletia o vazio existencial de um grupo de jovens uruguaios durante um fim de semana. O roteiro do filme foi finalista do festival de Sundance.

Filmado em preto-e-branco, "25 Watts" recebeu em 2001 os prêmios de melhor longa nos festivais de Roterdã e Havana, além de um prêmio da imprensa especializada de Buenos Aires.

O segundo longa, "Whisky", teve sua estréia no festival de Cannes de 2004, onde ficou com o prêmio da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica na mostra "Um Certo Olhar". "Whisky" retrata as mudanças de um homem de meia idade que finge ser casado com sua funcionária para simular uma vida mais agitada durante o reencontro com seu irmão que não vê há anos.

O filme, que entrou em cartaz no circuito comercial no Brasil, ganhou um prêmio Goya em 2005 e outros troféus em Tóquio, Havana e Chicago.