Rússia não aceita regras da OMC com veto dos EUA

A Rússia deixará de aceitar as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) se não for aceita como membro da organização, disse o presidente russo, Vladimir Putin.

"A Rússia não é atualmente um membro da OMC e o único país com o qual não chegamos a um acordo sobre nossa adesão são os Estados Unidos", disse Putin, durante evento na Câmara de Comércio Internacional da Rússia, em Moscou, segundo a agência russa de notícias Interfax. "Se por qualquer razão não chegarmos a um acordo, abandonaremos as obrigações contraídas em acordo que não apenas conquistamos, mas que cumprimos, inclusive sem sermos membros desta organização", acrescentou Putin.

As negociações com os EUA encontram-se paralisadas em temas como proteção de propriedade intelectual e a operação direta de bancos estrangeiros no país sem que estes acatem a legislação russa. O governo russo, no entanto, espera ser admitido na OMC antes da realização da reunião do G-8 (grupo dos sete países mais ricos do mundo e a Rússia) que ocorrerá neste mês em São Petersburgo, disse o auxiliar da presidência, Sergei Prikhodko, segundo a Interfax.

Segundo Prikhodko, a Rússia tem de responder "com rapidez" a questão da adesão, mas, se não for possível fazê-lo até o encontro do G-8, "isso não será uma tragédia". Ele acrescentou que ainda não houve proposta, por parte de nenhum dos membros do G-8, de trazer a adesão da Rússia à OMC para a agenda do encontro. "No entanto, se algum deles sentir que há espaço para fazê-lo, serão bem recebidos", afirmou.

Com agências