Campanha Lula já tem nome, Comissão de Programa e tesoureiro

A Força do Povo é como se chamará a coligação PT-PCdoB-PRB, pela reeleição da chapa presidencial Luiz Inácio Lula da Silva-José Alencar. A coordenação da campanha pela reeleiç&ati

A Comissão de Programa da campanha vai elaborar as principais linhas de ação para o segundo mandato. O PT aprovou subsídios neste sentido em seu 13º Encontro Nacional, em abril, e a 1ª Convenção Nacional do PCdoB votou na quinta-feira (29), em Brasília, oito “diretrizes fundamentais com as quais o novo governo poderia se comprometer” (para ver, clique em www.vermelho.org.br/pcdob/partido_vivo/maio06/resolucaocc_180506.asp ). No entanto, as reuniões PT-PSB-PCdoB não chegaram a um texto conjunto.


Quem integra a Comissão


 O PCdoB indicou para a Comissão de Programa o seu presidente, Renato Rabelo, e Dilermando Toni, membro do Comitê Central. Pelo PT, participam Marco Aurélio Garcia (1º vice-presidente do PT, que coordenará os trabalhos), Glauber Piva (secretário nacional de Cultura do PT), Miriam Belchior, Juarez Guimarães (ligado à tendência petista Democracia Socialista) e Valter Pomar (da tendência Articulação de Esqquerda”. Eles participam da próxima reunião da comissão, marcada para esta quinta-feira (6).


Primeiro evento será em São Bernardo


A cidade de São Bernardo do Campo, centro industrial do ABC paulista onde Lula se projetou como líder sibndical, vai sediar o primeiro evento da campanha à reeleição. Na quinta-feira 13 de julho, no mega-restaurante São Judas Tadeu, será promovido um jantar para cerca de 3 mil pessoas.   

O anúncio foi feito pelo presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, após reunião da Comissão Política, no escritório nacional do partido em Brasília. O evento terá convites pagos, com valores variados, e os recursos arrecadados serão destinados à campanha. Os preços ainda não foram definidos.

Segundo Berzoini, na próxima semana será estruturada toda a programação de eventos para a primeira fase da campanha, que termina dia 15 de agosto. Após essa data, terá início a segunda fase, marcada pelo início da propaganda política no rádio e na TV.


Filippi será o tesoureiro


Escolhido como tesoureiro da campanha eleitoral, José de Filippi Junior, prefeito de Diadema, protocolou na Câmara Municipal o pedido de afastamento por 90 dias para se dedicar à nova tarefa. A prefeitura passa ao comando do vice-prefeito Joel Fonseca, que também é secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.


A campanha de Lula precisará arrecadar cerca de R$ 55 milhões – quantia estimada por Berzoini. Diadema foi a cidade onde o PT elegeu o seu primeiro prefeito, Gilson Menezes, em 1982. A oposição local, porém, lembra que as contas da Prefeitura de 2001, 2002 e 2003 tiveram recomendação de rejeição pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado). O órgão considerou que o prefeito não investiu no ensino fundamental os 15% do Orçamento que a Constituição determina.


Com agências