Tributo a Vinicius de Moraes

A iniciativa do Tributo visa homenagear esse grande poeta, escritor e compositor carioca, responsável por diversas pérolas da música popular brasileira e uma invejável discografia.
Os shows começam a partir das 21 horas, no Pared&atild

TRIBUTO A VINICIUS DE MORAES, nesta quinta-feira, 06 de julho, no projeto musical “Quinta Cultural” é uma iniciativa da NM Promoções e da Reluz em parceria com a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, que trazem ao Paredão da Tiradentes, os artistas itabiranos: Nandy Xavier, Maurício Rocha e Luis Reis. A cantora Lívia Braga, também convidada, não vai se apresentar por motivos particulares.
A iniciativa do Tributo visa homenagear esse grande poeta, escritor e compositor carioca, responsável por diversas pérolas da música popular brasileira e uma invejável discografia.

Os shows começam a partir das 21 horas, no Paredão da Tiradentes e contam com o apoio da Farmácia Natrium, Casa César, Planeta Infor e Glutton.

BIOGRAFIA
Vinicius nasceu no Rio de Janeiro em uma família amante das letras e da música e seguiu as duas vocações. Nos anos 30 formou-se em Direito. Em 1933, publicou seu primeiro livro de poemas, "O Caminho para a Distância". Nessa década publicou ainda outros livros de poemas.

Em 1954 inicia-se como teatrólogo, escrevendo a peça "Orfeu da Conceição", que mais tarde virou o filme "Orfeu do Carnaval", dirigido pelo francês Marcel Camus.
Sua carreira como músico é impulsionada a partir das décadas de 50 e 60, quando conhece alguns de seus parceiros, como Tom Jobim, Antônio Maria, Edu Lobo, Carlos Lyra, Baden Powell.

Em 1958 Elizeth Cardoso lança "Canção do Amor Demais", com diversas parcerias Tom/ Vinicius: "Luciana", "Estrada Branca", "Chega de Saudade".
O primeiro grande show em que se apresenta na boate Au Bon Gourmet, em 1962, ao lado Tom Jobim e João Gilberto, o liga permanentemente ao mundo da música popular e aos palcos. É nesse período de sua vida que conhece Baden Powell, com quem comporia músicas de temática afastada da bossa nova.

Em 1965, num show na boate Zum Zum, lançou o Quarteto em Cy, de quem se tornou padrinho. Após a promulgação do AI-5, em 1968, Vinicius é aposentado compulsoriamente da carreira diplomática. A partir de então passa a se dedicar à vida artística.

Nos anos 70 incrementa a parceria com Toquinho: "Tarde em Itapuã", "Regra Três", "Maria Vai com as Outras", "A Tonga da Mironga do Kabuletê" são algumas músicas da dupla. Muitos discos foram lançados na década de 70 com composições ou interpretações suas. Depois de sua morte, em 1980, diversos shows-tributo foram apresentados, ao longo dos anos, assim como coletâneas e biografias.

José Norberto de Jesus / plus::solution´s