Presidente chinês pretende melhorar relações sino-japonesas

O presidente da China, Hu Jintao, disse hoje, durante reunião com o chefe da oposição japonesa, Ichiro Ozawa, que espera eliminar os atuais obstáculos políticos existentes nas relações bilaterais com Tóquio.

"Reforçar o diálogo e os intercâmbios entre os partidos e os estadistas é de grande importância para aumentar a confiança política e fazer avançar as relações sino-japonesas em um momento em que elas enfrentam dificuldades", disse Hu, de acordo com a agência Xinhua.

Segundo o presidente, o partido comunista da China (PCCh) e o Governo chinês "sempre concederam grande importância às relações com o Japão, e estão preparados para resolver os problemas entre ambos os países por meio do diálogo e da consulta política".

Ozawa, presidente do Partido Democrático do Japão (PDJ), começou na segunda-feira uma visita de seis dias à China para tentar melhorar os laços entre os dois países.

O encontro com Hu é muito significativo, pois o governo chinês fez enérgicos protestos contra as visitas do primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, ao santuário xintoísta de Yasukuni, que homenageia os nacionalistas mortos nas guerras imperialistas do Japão nos séculos 19 e 20, entre eles vários criminosos da Segunda Guerra Mundial.