Obrador denuncia 3 milhões de ''votos perdidos'' no México

Do diário La Jornada*


Andrés Manuel López Obrador refutou os números do Programa de Resultados Eleitorais Preliminares (Prep) para presidente do México. Denunciou que estes foram manipulados desde o início, con

Por isto, anunciou, os dirigentes dos três partidos que lançaram sua candidatura solicitarão ao Instituto Federal Eleitoral (IFE) todas as facilidads para fazer uma recontagem urna por urna e ata por ata, que lhes permita cotejar seus próprios dados e conhecer o resultado real da eleição.


Contestação dos dados do Prep


Depois da denúncia, as direções do PRD, PT e Convergência anunciaram a determinação de apoiar sem reservas a Obrador. Para elas, o Prep “não é nenhum instrumento que permita declarar a ninguém vencedor da contenda”. Os partidos exigiram que o IFE se abstenha de declarar resultados eleitorais baseados nesse intrumento.

Com o respaldo popular que ontem (3) começou a cobrar volume, como na época do desafuero [em 2005, quando López Obrador foi ameaçado de tornar-se inelegível e até ir para a prisão]. Centenas de homens e mulheres se manifestaram diante de sua sede de campanha, expressando que não perimitirão que lhe roubem o triunfo nas urnas.

López Obrador esclareceu que não tenciona desqualificar a autoridade eleitoral, nem qualquer outra instituição, mas, como candidato, “tenho o direito de exigir, de demandar, um processo transparente”. Disse também que possui o compromisso de defender a vontade dos milhões de mexicanos que lhe deram seus votos.


Fraude cibernética?


Antes de reunir-se com dirigentes do PRD, PT e Convergência, sua equipe de campanha e os coordenadores das “Redes Cidadãs” de todo o país, o candidato da coalizão Pelo Bem de Todos falou a uma coletiva de imprensa. Ele não quiz aludir à existência de uma fraude cibernática, dizendo que esperará para revisar todas as atas, mas deixou claro que definitivamente não aceita a contagem do Prep, que indica uma vantagem de seu concorrente Felipe Calderón na disputa da Presidência da República.

López Obrador mencionou as muitas irregularidades que começam a ser detetadas, através de informações de cidadãos de todo o país, explicando como são reduzidos os votos que obteve no último dia 2 de julho.

Ele mostrou uma foto enviada por um simpatizante: na urna 1.019, do Distrito 3 do Estado do México, onde a coalizão Pelo Bem de Todos teve 188 votos, o Prep só registra 88.
“Quer dizer, tiram-nos cem votos, e como este há outros casos em que se registra mal os números para afetar-nos”, agregou. Ele pediu aos cidadãos que continuem a enviar os casos de irregularidades, ainda que os representantes da coalizão junto ao IFE façam seu trabalho paralelamente.


Urnas contadas em dobro


López Obrador citou que durante toda a publicação de dados do Prep, a partir da noite de domingo, encontrou-se urnas duplicadas, ou seja, contabilizadas duas vezes. A irregularidade deu-se sobretudo em Estados governados pelo PAN e onde Felipe Calderón obteve uma votação importante. No caso da urna 0952 básica, do distrito 13 de Jalisco, com 129 votos para o candidato “panista”, o Prep somou mais 129.

O candidato também divulgou um relatório onde se detalha “como, inexplicavelmente, há mais atas eleitorais para deputados e senadores que as da eleição para presidente”. Originalmente, explicou, a diferença era de pouco mais de mil atas, embora ontem o número foi sendo corrigido. “Agora já aparece só uma diferença de 500, o que de toda forma é uma irregularidade”.

Ele citou outro dado que surpreende: “Há um contingente eleitoral de 71 milhões de cidadãos e o Prep registra que na eleição de domingo passado participaram 59% dos registrados; isto significa 42 milhões, porém caso se some os votos incluidos no Prep, inclusive os nulos, são apenas 39 milhões”.

Isto significa que faltam cerca de 3 milhões de votos prováveis; e merece também uma revisão de fundo, para saber onde estão esses sufrágios perdidos. Para isto, uma equipe técnica se encarregará em geral de todas essas inconsitências do Prep.”


“Andrés presidente, assim votou a gente”


Indagou como é possível que, se ganhou em três das cinco circunscrições, em 155 fdos 300 distritos eleitorais e em 16 das 32 unidades da República, sobretudo aquelas com mais eleitores, como o Distrito Federal, Estado do México e Veracruz, segundo os dados do Prep não ganhou a Presidência. “É uma das coisas estranhas que precisam nos explicar”.

Enquanto López Obrador dava a entrevista, na rua seus simpatizantes gritavam em coro: “Andrés presidente, assim votou a gente”. Traziam no peito adesivos com os dizeres “Não perca a cabeça, todos em defesa do Peje [“Peixe”, apelido do candidato], não à fraude eleitoral”.

* Fonte: www.jornada.unam.mx