IFE admite inconsistência em apuração mexicana

O presidente do Instituto Federal Eleitoral (IFE) mexicano, Luis Carlos Ugalde, disse que os resultados preliminares das eleições presidenciais, que dão a vitória por uma margem estreita ao candidato do partido da situaç&

Ele defendeu o processo eleitoral mexicano e assegurou que este continua com toda normalidade, a partir desta quarta-feira, com o cômputo das atas de cada um dos 300 distritos eleitorais do país. Essas inconsistências, como os erros na hora de preencher estas atas pelos mesários, refletem uma diferença de três milhões de votos em relação ao total de votos emitidos e dos contabilizados, o que equivale a cerca de 7,3%.

O Programa de Resultados Eleitorais ctorales Preliminares (PREP) deu na noite da segunda-feira, 24 horas depois do fechamento das urnas, uma diferença de pouco mais de 402.000 votos em favor de Calderón. Por isto, os dirigentes dos partidos que lançaram a candidatura de Andrés Manuel López Obrador solicitarão ao IFE todas as facilidads para fazer uma recontagem urna por urna e ata por ata, que lhes permitam cotejar seus próprios dados e conhecer o resultado real da eleição.

Com agências