Mais blindados israelenses invadem Faixa de Gaza

Uma força composta de aproximadamente 25 blindados cruzou nesta segunda-feira a fronteira norte da Faixa de Gaza pela primeira vez desde que um soldado israelense foi capturado por membros da resistência palestina, há duas semanas.

Um destacamento da infantaria acompanha o grupo, de acordo com testemunhas ouvidas pela emissora de televisão catariana al-Jazira. Segundo os militares invasores, "a 'incursão' não é uma operação de larga escala e terá duração limitada".

De acordo com a nota divulgada pela resistência palestina, Israel teria até as seis horas da manhã desta terça-feira (0 hora no horário de Brasília) para libertar mil detentos palestinos, árabes e muçulmanos, além das mulheres e crianças palestinas detidas ilegalmente em prisões israelenses.

A resistência exige também que Israel se retire imediatamente da Faixa de Gaza, encerrando a agressão militar iniciada sob pretexto de tentar recuperar Gilad Shalit, o soldado capturado durante uma operação da resistência contra um posto militar inimigo na Faixa de Gaza.

A nota da resistência palestina, divulgada nesta segunda-feira, estabelece que "se o inimigo não concordar com nossas exigências humanitárias, (…) vamos considerar o episódio encerrado. O inimigo terá total responsabilidade sobre futuras conseqüências", diz o texto.

No domingo, tanques se deslocaram para a fronteira de Israel com a Faixa de Gaza e aviões e artilharia realizaram ataques contra áreas civis do norte da região.