Petrobras aprova plano de investimentos de US$87,1 bi até 2011

A Petrobras planeja investir 87,1 bilhões de dólares entre 2007 e 2011, o que representa um aumento de mais de 60 por cento em relação ao plano de investimento anterior. O novo planejamento estratégico foi aprovado pelo Conselh

De acordo com comunicado publicado no website da empresa, os investimentos previstos no Plano de Negócios 2007-2011 representam uma média de 17,4 bilhões em inversões por ano. Dos 87,1 bilhões de dólares previstos para serem aplicados pela companhia no período, 86 por cento –ou 75 bilhões de dólares — serão alocados no Brasil, e os 14 por cento restantes no exterior.

O montante de recursos aprovados pelo Conselho de Administração é 66 por cento maior do que o definido no plano anterior, que estabelecia os investimentos que seriam feitos pela empresa entre os anos de 2006 e 2010.

"Destaca-se neste plano, pela primeira vez, uma meta de produção de petróleo de longo prazo para 2015, um avanço na área de gás natural, e uma ampliação da participação da companhia na petroquímica, no biorefino e nos biocombustíveis", informou a Petrobras no comunicado.

A empresa pretende manter sua política de alinhamento dos preços de venda de seus produtos ao mercado internacional. Com isso, a diretoria da Petrobras estima que terá condições de bancar boa parte de seu plano de investimentos com recursos próprios.

De acordo com as estimativas, a Petrobras espera obter no período uma geração própria de caixa da ordem de 86,7 bilhões de dólares. O planejamento financeiro da empresa contempla ainda captações de 12,6 bilhões de dólares no mercado financeiro e a amortização de 12,2 bilhões de dólares de dívidas.

"A Petrobras continuará com sua política de alongamento do prazo da dívida e redução da alavancagem financeira, de forma que, apesar do aumento dos investimentos, o índice de alavancagem financeira média será inferior ao do plano anterior", informou a empresa. De acordo com o plano aprovado, a Petrobras estima que o índice de alavancagem ficará, em média, em 25 por cento ao longo do período 2007-2011. No plano anterior, essa média era estimada em 28 por cento. A taxa de retorno sobre o capital aplicado foi projetada em 16 por cento, ante 15 por cento do plano antigo.

O planejamento estratégico da Petrobras considera como premissa macroeconômica que a economia brasileira crescerá no período a uma taxa média anual de 4 por cento.
 
Para a economia mundial, a taxa de crescimento projetada é de 4,3 por cento, enquanto que a economia da América Latina deve crescer 3,7 por cento ao ano, ao longo do período.

Fonte: Reuters