PCdoB do Maranhão faz Convenção Estadual, define coligação e lança chapa de deputados

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realiza hoje, a partir das 10 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários (rua do Sol), sua Convenção Estadual Eleitoral. Nela, os comunistas maranhenses aprovarão a coli

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realiza hoje, a partir das 10 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários (rua do Sol), sua Convenção Estadual Eleitoral. Nela, os comunistas maranhenses aprovarão a coligação formal com o PSB, PT, PRB, PMN e PAN para as eleições majoritária e proporcional. O candidato a governador é o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal (PSB), e a vice, a deputada federal Terezinha Fernandes (PT).

 

Os comunistas indicarão para a Câmara Federal o nome do ex-juiz federal e professor de Direito Flávio Dino. Para concorrer à Assembléia Legislativa serão lançados os nomes do Professor Júlio Guterres (diretor do Sinproesemma), João da Gráfica (empresário de Timon), Irmão Amoroso (líder evangélico de Coroatá) e Domingos César (jornalista e escritor de Imperatriz). A proposta do PCdoB é formação de um ‘chapão’ para a eleição proporcional.

 

O presidente do PCdoB/MA, Gérson Pinheiro, diz que o lançamento dessa chapa garantirá palanque no Estado para a campanha de reeleição de Lula à Presidência da República, proposta que os comunistas referendam hoje, em Brasília.

 

Gérson Pinheiro avalia também que esta eleição será polarizada entre dois campos ou projetos. O primeiro, é o que ele chama de “forças democráticas, progressistas e populares aglutinadas em torno da reeleição de Lula”, mas que também têm o objetivo de avançar as mudanças políticas, econômicas e sociais no país.

 

Na opinião do dirigente do PCdoB as eleições de outubro serão a possibilidade do Maranhão se integrar às transformações que o Brasil está passando. “A entrega do comando do Estado há 40 anos ao mesmo grupo oligárquico nada poderá contribuir para a mudança”, conclui Gérson Pinheiro, criticando a candidatura da senadora Roseana Sarney (PFL).