Barco a vapor Benjamin Guimarães volta a navegar no Rio São Franciso

O vapor Benjamin Guimarães voltou a navegar no rio São Francisco nesta quinta-feira, em Pirapora, a 347 quilômetros de Belo Horizonte, no Norte de Minas. A embarcação, a única movida à lenha ainda em funciona

A “reinauguração” do Benjamin Guimarães foi marcada por com um passeio, que saiu às 11h do Porto de Pirapora, para percorrer 16 quilômetros do Velho Chico em direção à Barra do Guaicuí – foz do rio das Velhas, com cerca de 120 pessoas, entre autoridades e convidados. O evento contou com a participação do ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, e do presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith.

“A volta do vapor representa o incremento do turismo no município, pois ele é a nossa maior atração”, afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo de Pirapora, Anselmo Rocha Matos. Segundo ele, com a paralisação da embarcação movida a lenha houve uma redução de 40 por cento no número de visitantes da região. “Recebemos pessoas até do exterior, que vêm até Pirapora, interessadas nos passeios pelo rio São Francisco a bordo do Benjamin Guimarães”, afirmou Rocha Matos.

Segundo ele, os passeios voltarão a ser realizados sempre aos domingos – das 9h às 13h, a R$ 30 por pessoa. Mas, o vapor – que tem capacidade para 130 pessoas, também poderá percorrer o Velho Chico durante a semana, levando grupos organizados por empresas, companhias de turismo ou famílias. Neste caso, as reservas devem ser feitas pelo telefone (38) 3749-6141, na Secretaria de Cultura e Turismo de Pirapora.

Em setembro de 2004, o vapor Benjamin Guimarães voltou a navegar depois de permanecer parado por quase 10 anos. Na ocasião, a embarcação passou por uma completa restauração, patrocinada pelo Ministério do Turismo e pela Caixa Econômica Federal, supervisionada pela Marinha. Mas, em agosto de 2005, a caldeira da embarcação apresentou um outro problema, provocando a sua paralisação novamente.

Conforme informações da Prefeitura de Pirapora e do Banco do Nordeste, foi preciso a aquisição de uma nova caldeira. A peça antiga, fabricada nos Estados Unidos, será exposta numa praça pública da cidade, como monumento da história da navegação no rio São Francisco.

História

O Vapor Benjamim Guimarães foi construído em 1913, nos Estados Unidos. Após navegar pelo Rio Mississipi, foi comprado por empresários brasileiros, para o transporte de cargas e passageiros. Primeiramente, foi usado na Bacia do Amazonas. Por volta de 1920, veio para o Rio São Francisco.

Durante mais de quatro décadas, navegou no trecho de 1.340 quilômetros o Velho Chico, entre Pirapora e Juazeiro (BA). Na década de 80, com a decadência da navegação na hidrovia do Velho Chico, o Benjamin Guimarães passou a ser usado somente para passeios turísticos. Em 1995, o barco movido a vapor apresentou falhas na caldeira e no casco e por isso foi interditado, ficando parado até setembro de 2004, após passar por uma reforma.

Fonte: Portal Uai