UBES e UNE defendem Projeto Brasil em ato da CMS

As principais entidades estudantis do Brasil reafirmaram o compromisso com Projeto Brasil nesta quarta-feira (28/06), em ato promovido em São Paulo pela CMS (Coordenação dos Movimentos Sindicais). Também houve manifesta&c

O Projeto Brasil é um documento elaborado pela CMS durante o 2º Fórum Social Brasileiro, realizado em abril no Recife (PE). Apelidado de "nova carta aos brasileiros", o documento esboça uma proposta de projeto de desenvolvimento para o Brasil, tratando de geração de emprego e renda, programas sociais, economia, soberania, democracia e diretos sociais.

Em São Paulo, marcaram presença os presidentes da UNE, Gustavo Petta, e da UBES, Thiago Franco. Petta chamou a atenção para o importante momento pelo qual o país vai passar nas eleições presidenciais. Ressaltou a necessidade de os movimentos sociais deixarem bem claro para a sociedade o projeto de mudanças que estão dispostos a defender e disputar dentro do governo.

Segundo o presidente da UNE, setores conservadores tentam voltar ao poder para terminar o projeto neoliberal que, durante oito anos de governo FHC, privatizou as empresas nacionais, sucateou a educação pública e seguiu à risca as imposições dos organismos financeiros internacionais.

Criticas à política econômica
Embora tenha destacado os avanços do governo Lula, Gustavo Petta reservou duras críticas à política macroeconômica que, segundo ele, aumenta o desemprego e as desigualdades sociais. "Ao mesmo tempo em que temos que denunciar a direita, temos de aprofundar as mudanças necessárias para colocar o país no rumo do desenvolvimento, com crescimento do setor produtivo e investimentos no setor de infra-estrutura", disse.

Já o presidente da UBES, Thiago Franco, cobrou do governo um empenho maior na criação de empregos e distribuição de renda, para que o país possa encontrar o caminho certo nos próximos anos. Criticou a política econômica e a atuação da mídia, que, em sua avaliação, quer desqualificar o apoio dos movimentos sociais ao projeto de mudança implementado pelo governo Lula.

"Precisamos democratizar os meios de comunicação. Por isso, pedimos que o governo adie a decisão de escolha do modelo de TV Digital”, cobrou. “Não é sob pressão que vamos tomar uma importante decisão como esta. É necessário discutir mais amplamente o assunto, com foco no social e no acesso à TV Digital."