Ao agradecer apoio do PCdoB, Lula enfatiza reforma política

O PCdoB iniciou na manhã de hoje (29) sua Convenção Nacional, onde deve deliberar pela coligação com o PT, para reeleger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes, uma representação de 12 dirigente

Renato Rabelo, presidente do PCdoB disse que “foi uma conversa muito amistosa, como ele (Lula) disse, uma convivência entre camaradas por quem ele tem um grande apreço”. Ao agradecer o apoio, Lula adiantou que, caso seja reeleito em outubro, deverá encaminhar a reforma política já nos primeiros meses do novo mandato. “A reforma política será a questão mais importante, inadiável”, enfatizou, tirando lições da prolongada crise política do ano passado.

Cláusula de barreira não
 
 “Trocamos idéias sobre o tema, e insistimos na revogação da cláusula de barreira”, informa Renato. O mecanismo legal, instituido durante o governo Fernando Henrique para passar a vigorar a partir destas eleições, impede o funcionamento parlamentar de oartidos que não tenham mais de 5% dos votos válidos para deputado federal, o que pode vitimar o PCdoB.
 
Renato colocou para Lula, que se fazia acompanhar do ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) a compreensão de que a cláusula é uma limitação antidemocrática da liberdade partidária, um mecanismo importado e artificial. “Foi um momento importante da conversa”, destaca.

Problemas no CE e Brasília
 
Sobre a eleição presidencial, Lula fez o convite para que o PCdoB participe do comando do comitê de campanha, e das diferentes comissões que serão formadas em torno dele. Disse que deseja um contato permanente com os presidentes dos partidos que o apóiam, inclusive viajando junto, durante a maratona de julho-agosto-setembro.
 
Também entraram na pauta dois problemas que se apresentam no projeto eleitoral do PCdoB, em Brasília e no Ceará. O comunista Agnelo Queiroz  e a petista Arlete Sampaio concorrem ao governo do Distrito Federal, em uma dispersão das forças progressistas que favorece o continuismo. No Ceará, Inácio Arruda, do PCdoB, e Eunício Oliveira, do PMDB, disputam a indicação para o Senado na frente pró-Lula.
 
O presidente reiterou para a delegação comunista que se dispõe a contribuir para resolver as duas questões. O prazo para as convenções partidárias se encerra amanhã (30), mas ainda podem ocorrer redefinições até 5 de julho, data-limite para as atas das convenções serem entregues.
 
Problemas de agenda impedirão Lula de comparecer à Convenção do PCdoB, como vez por ocasião do congresso do Partido, em outubro passado. O presidente da República deve enviar uma mensagem por escrito, e uma delegação de ministros para representá-lo.
 
De Brasília,
Bernardo Joffily