Texto unitário palestino reconhece implicitamente Israel

Diversas organizações palestinas, entre as quais as rivais Hamas e a Al Fatá, assinaram nesta terça-feira um documento que implicitamente reconhece o estado de Israel. O presidente Mahmoud Abbas (Al Fatá) e o primeiro ministro I

Os dirigentes das organizações palestinas se reuniram em Gaza. Rawhi Fattuh, um assessor de Abbas, disse após o encontro que “todos os obstáculos foram removidos e o acordo foi obtido em todos os pontos dos prisioneiros”. Um porta-voz do Hamas, citado pela TV Al Jazira, confirmou o acordo.
“Diálogo nacional”
Sami Abu Zuhri, porta-voz do “diálogo nacional” palestino, disse que o acordo pode abrir caminho para retomar as negociações de paz, suspensas por Israel desde a vitória eleitoral do Hamas, em 25 de janeiro. O Hamas anteriormente se opunha ao acordo, que considerava um “golpe de Estado”.
O acordo tem 18 pontos. Prevê a criação do Estado palestino em toda a Cisjordânia, a faixa de Gaza e a parte oriental de Jerusalém, nos limites anteriores à ocupação de 1967. A única facção que não apoiou o acordo foi a Jihad islâmica, que não estava no encontro das organizações palestinas.
Com agências