Mantega vê ''suspeita'' de queda no juro do BNDES

O ministro Guido Mantega (Fazenda) sinalizou que a TJLP deverá ser reduzida. "A tendência da TJLP? Eu tenho a leve suspeita que é de redução", disse.

Sobre a meta de inflação, que é determinada pelo CMN, ele disse que não é provável que ela seja alterada. "Tudo é possível, mas não sei se é provável. É possível tanto cair quanto aumentar. (..) Não há impedimento técnico ou legal para subir ou baixar, mas não sei se é provável. Não vou antecipar", disse. O presidente do BNDES, Demian Fiocca, disse nesta terça-feira que confia no Conselho Monetário Nacional (CMN ), que na quinta-feira se reúne para decidir a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) para o terceiro trimestre do ano.

"A regra da TJLP diz que ela deve seguir a meta de inflação e o risco pais. Então, pela regra, ela poderia convergir um pouco mais para próximo de 7,5%. Agora o CMN tem seguido esse regra de maneira suave, inclusive nos períodos de stress. Então acho que o conselho tem agido de maneira adequada", avaliou. A taxa, que serve como referência para os empréstimos do BNDES, foi reduzida de 9% ao ano para 8,15% na reunião de março do CMN — formado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento e pelo presidente do Banco Central.

Fiocca não quis adiantar quais as linhas de financiamento para exportadores que estão sendo estudadas pelo banco. Como também não fez comentários sobre empréstimos para a Varig por meio da Volo. "Tem ocorrido contatos em nível técnico com várias das empresas, mas não tem nada que eu possa citar que está eminente ou está especificamente

Com agências