Luz Para Todos chega a 1,6 mil sertanejos pernambucanos

Cerca de 1,6 mil pessoas que vivem na zona rural dos municípios pernambucanos de Custódia, Buique e Timbaúba, no sertão do Moxotó, foram beneficiadas, nos últimos dois dias, com obras de eletrificação rural. O Luz Para Todos já c

A iniciativa, que demandou investimentos de R$ 1,3 milhão, faz parte das ações do programa federal Luz Para Todos, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia em parceria com a Eletrobrás e governos estaduais e executado pelas concessionárias de energia elétrica, em conjunto com cooperativas de eletrificação rural.

Além de desfrutar de maior conforto com a chegada da luz elétrica, as famílias atendidas pelo programa vão poder melhorar as atividades produtivas. "Criamos gado e plantamos feijão, mas tínhamos prejuízos todo ano em função da seca. Agora, com a chegada da energia vamos poder comprar uma bomba para puxar água dos mananciais e irrigar o solo", planeja o agricultor Marcos Rogério da Silva, do município de Buique.

As instalações elétricas gratuitas nas moradias incluem um kit com três pontos de luz e duas tomadas. O governo federal já repassou R$ 123 milhões para viabilizar os contratos do programa que estão em andamento no estado. A meta é favorecer com eletrificação, ainda neste ano, mais 121 mil pernambucanos.

Com informações
da Agência Brasil