Lula diz que pegou país “desarranjado”, mas arrumou a casa

Ao participar da 1ª Conferência Nacional de Economia Solidária, em um clube de Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já como candidato declarado à reeleição, disse que "pegou o Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso de candidato, afirmou nesta terça-feira que seu governo foi o responsável por ter colocado a "desarranjada" economia brasileira nos eixos e ter feito com que o país não dependesse mais do Fundo Monetário Internacional (FMI) nem do "sorriso do presidente americano".

"O Brasil que nós pegamos era assim, era uma coisa meio desarranjada, alguns achavam até que o Brasil estava quebrado. O que aconteceu? Aconteceu que nós conseguimos arrumar a casa", disse Lula em discurso na abertura da 1a Conferência Nacional de Economia Solidária, em Brasília.

Lula afirmou que seu governo conseguiu saldar dívidas antigas do Brasil, como a com FMI, e débitos da moratória, declarada no governo José Sarney.

"O Brasil não depende mais do FMI, do sorriso do presidente americano, o Brasil depende só de nós", disse.

As palavras do presidente sugerem uma resposta ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que afirmou no início da semana ser o governo Lula campeão apenas em uma área, a da corrupção.

Sem mencionar sua candidatura à reeleição diretamente, Lula reiterou a meta de cumprir os compromissos internacionais, inclusive aqueles firmados em governos anteriores.

"A gente, quando casa com a viúva, tem que herdar os filhos também", brincou o presidente.

Repetindo um dos pontos centrais do discurso em que anunciou sua chapa à reeleição, na convenção nacional do PT no último sábado, o presidente deu mais uma alfinetada em seu antecessor, o PSDB, principal adversário de Lula nestas eleições.

"O Brasil não estava preparado para cuidar da parte mais pobre da população."

Fonte: Reuters