Pan-Americanos 2007: governo faz balanço de ações e investimentos

Na reunião do Comitê de Gestão do Governo Federal para o Pan 2007 realizada nesta segunda-feira (26), no Rio de Janeiro, com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., foi feito o balanço das aç&oti

A reunião contou com a participação de diversas autoridades representantes de ministérios, autarquias e empresas estatais envolvidas na organização dos Jogos.

O governo federal vai investir, ao todo, mais de R$1,2 bilhão na realização da XV edição dos Jogos Pan-americanos e na III edição dos Jogos Parapan-Americanos, que acontecem entre julho e agosto de 2007. São ações nas mais diferentes áreas, mobilizando praticamente todos os ministérios, várias autarquias e empresas estatais, além da Presidência da República.

Esta articulação interna do governo federal, somada à bem-sucedida parceria com outras esferas governamentais (Estado e Município) e com a iniciativa privada, tem sido fundamental para oferecer ao Comitê Organizador Rio 2007 o suporte necessário, nas mais variadas áreas, para garantir alta qualidade nas instalações e nos equipamentos que serão utilizados pelos atletas, profissionais envolvidos e público.

As ações coordenadas e financiadas pelo governo federal vão desde projetos de desenvolvimento socioeconômico e de formação educacional de base até o suporte aos atletas nacionais e estrangeiros, passando pela promoção da imagem do Brasil no exterior e modernização de equipamentos esportivos em todas as modalidades da competição.

Outras ações estão sendo executadas no controle de dopagem de atletas, estratégias de segurança pública e inteligência durante os jogos, infra-estrutura tecnológica para o evento e organização de base de dados para a realização de futuros eventos internacionais no país.

A XV edição dos Jogos Pan-Americanos será realizada na cidade do Rio de Janeiro de 13 a 29 de julho de 2007 e contará com a participação de 5.500 atletas de 42 países das Américas e 2.000 integrantes das delegações em competições de 55 modalidades em 34 esportes. Além da XV edição do Pan, as ações do governo federal englobam ainda a III edição dos Jogos Parapan-americanos que acontecem de 12 a 19 de agosto de 2007.

Fonte: Ministério do Esporte