Economia norte-americana monopoliza atenção da semana

O encontro do comitê do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), na quinta-feira, será o principal evento da semana.

Convencido de que na reunião sairá novo aumento de 0,25 ponto porcentual no juro básico norte-americano, que subiria de 5% ao ano para 5,25%, os operadores do mercado financeiro tem como foco o comunicado que se seguirá à decisão do Fed. Vários indicadores a serem divulgados nos Estados Unidos nos próximos dias também poderão influenciar o comportamento dos especuladores, mas o dado mais importante será o PCE-Core de maio, na sexta. Trata-se do deflator de gastos pessoais em que o destaque será o comportamento do núcleo da inflação.

A estimativa é que o núcleo do PCE apresente variação de 0,2%, a mesma de abril. A questão é que, se for confirmada essa projeção, a variação do núcleo de inflação em 12 meses resvala para um nível ligeiramente acima da “zona de conforto”, entre 1% e 2%, defendida pelo Fed. Daí por que embora saia no dia seguinte ao do encontro do Fed, esse indicador poderia realimentar especulações sobre novas altas dos juros.

Outro dado importante, que será conhecido na quinta-feira, é o PIB do primeiro trimestre em sua versão final, depois das revisões. A expectativa é que a economia norte-americana apresente uma taxa de expansão de 5,6% anualizada no primeiro trimestre, superior à de 5,3% apontada pela última revisão. Os dados mais recentes indicam uma desaceleração na margem da economia dos Estados Unidos, possivelmente como efeito dos seguidos aumentos dos juros.

Com agências