Transição no Vietnã: Presidente e primeiro-ministro renunciam

O presidente do Vietnã, Tran Duc Luong, o primeiro-ministro, Phan Van Khai, e o presidente da Assembléia Nacional, Nguyen Van An, apresentaram oficialmente neste sábado (24/06) à Assembléia Nacional sua renúncia, abrindo

Os três leram seus pedidos de demissão durante uma reunião a portas fechadas, informou à imprensa o subsecretário administrativo do Parlamento, Nguyen Sy Dung. "Esta tarde, a Assembléia Nacional votará para aceitar as renúncias", acrescentou Dung. Ele previu que "os resultados da votação serão anunciados amanhã".

As renúncias já eram esperadas no país desde o congresso nacional do Partido Comunista do Vietnã (PCV), em abril. No encontro, foi formado um novo Comitê Central, que, por sua vez, decidiu estabelecer uma nova liderança no país.

Segundo Dung, a Assembléia deve eleger os novos dirigentes no fim da próxima semana. O vice-primeiro-ministro, Nguyen Tan Dung, de 56 anos, é considerado o provável sucessor de Khai, de 72, segundo fontes do PCV. Tan Dung cresceu no Partido Comunista trabalhando no Ministério de Segurança Pública e em bancos estatais.

Para o cargo do presidente Luong, de 69 anos, o mais cotado é Nguyen Minh Triet, 64, atual secretário do Comitê do PCV para Cidade Ho Chi Minh (Saigon). A Assembléia Nacional deverá ser dirigida pelo secretário do partido, Nguyen Phu Trong, de 62 anos. Os três são membros do Politburo, órgão decisório mais poderoso do país.

Uma das principais tarefas que aguardam os novos líderes é a preparação da cúpula do fórum de Cooperação da Ásia-Pacífico (Apec), em Hanói, em novembro. Os presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush, e da China, Hu Jintao, deverão comparecer ao lado de 18 governantes de países da região.