Convenção do PT formaliza hoje a chapa Lula-Alencar

O Diretório Nacional do PT aprovou nesta sexta-feira (23) a chapa que será levada à Convenção Nacional do partido, com vistas à disputa presidencial. A convenção acontece neste sábado (24), no Minas Tên

A repetição da chapa vencedora de 2002 foi referendada por quase todos os 84 membros do Diretório Nacional do PT. Houve apenas uma abstenção. Na tarde desta mesma sexta-feira, o presidente Lula já havia anunciado o convite formal a Alencar para que continuasse na vice-presidência.

Os nomes serão ratificados formalmente pelos integrantes da Comissão Executiva Nacional do PT, durante a Convenção.

 

Em entrevista coletiva após a reunião do DN, o presidente nacional do partido, Ricardo Berzoini, afirmou que o arco de alianças formais, na disputa pela reeleição, ainda não está completamente fechado. Mas disse que as restrições impostas pela verticalização não irão impedir os aliados do governo de participarem da campanha.

 

“Temos apreço por todos e diálogo com todos, independentemente de coligações”, afirmou.

Mesmo com a chapa fechada, Berzoini disse que devem haver coligações com outros partidos como o PCdoB. Mas considera difícil a aliança com PSB.

Sobre a candidatura a vice de José Alencar. Berzonini opinou que "era o caminho mais natural". Segundo ele, a chapa não estava fechada "porque outro partido poderia pleitear". "Como isso não ocorreu e há total confiança do PT e do presidente Lula em Alencar, não havia motivo nenhum para mudar a configuração da chapa". Berzoini afirmou que, em nenhum momento, qualquer outro partido apresentou formalmente interesse em compor a chapa com Lula. E que o PT não buscou ninguém para o lugar de Alencar. 
 

Berzoini também ressaltou que o PT vai fazer uma campanha de alto nível. “Não vamos perder tempo em brigas com a oposição”, disse, respondendo ao questionamento dos jornalistas sobre os freqüentes ataques do PSDB e do PFL.

“O povo brasileiro quer um debate político programático. Ninguém quer baixaria”, ressaltou, lembrando que o objetivo é fazer um balanço do primeiro mandato do governo Lula e apontar as ações para os próximos quatro anos.

Jingle e tleprompter

Sem Duda Mendonça —quem em 2002 transformou a convenção petista de lançamento da candidatura Lula num verdadeiro show—, os jornalistas estão ansiosos para saber quais novidades serão apresentadas pelo marqueteiro da campanha de 2006, o baiano João Santana.

Uma das novidades já foi anunciada: Lula terá em mãos um discurso escrito e tem se preparado para lê-lo em um teleprompter de cristal, transparente, iguais aos usados há anos pelos presidentes dos EUA nessas ocasiões.

Também durante a convenção será apresentado o jingle da pré-campanha de Lula e provavelmente a identidade visual da campanha à reeleição. A estrofe principal do jingle dá uma pista sobre as bases da campanha: “Lula de novo. Com a força do povo”.
 

Voto de legenda


Os integrantes do Diretório Nacional também aprovaram proposta que prevê a realização, no horário eleitoral gratuito, de uma campanha institucional pelo voto no PT e nos candidatos do partido.

 

A sugestão será levada às coordenações das campanhas nacional e estaduais. A idéia é fazer a defesa do voto de legenda e alertar sobre a importância de se eleger uma base parlamentar alinhada às propostas do partido e do futuro governo, caso Lula seja reeleito.

Com informações do portal do PT