PSB não indicará o vice de Lula; sobe a cotação de Alencar

O PSB anunciou que não indicará o candidato a vice na chapa do presidente Lula. "Não passa pelo PSB a questão da vice", disse o presidente do partido, deputado Eduardo Campos (PE), depois de assistir ao jogo Brasil x J

Além de assistir o jogo, Campos, acompanhado do ex-ministro Ciro Gomes (Integração Nacional), discutiu a sucessão com o presidente. Ao deixar o Alvorada, o dirigente socialista sinalizou que o PSB apoiará a reeleição politicamente mas sem uma coligação formal.
O fator cláusula de barreira


"Nós, que fomos auxiliares do presidente Lula durante mais de 20 anos, desejamos que o PSB dê o apoio político. Agora, temos que ter cuidado com a existência do partido", disse.
Campos destacou o empenho de seu partido em superar a cláusula de barreira, que impõe um mínimo de 5% dos votos válidos para deputado federal, nesta eleição, como condição para que o partido tenha existência parlamentar.

"O PSB se preparou para superar a cláusula de barreira. Entendemos que a eleição do presidente Lula está consolidada. Agora é a hora de pensar na governabilidade com o PSB fortalecido nas urnas, existindo", argumentou.

Lula cogitou a indicação tanto de Eduardo Campos como de Ciro Gomes como seus colegas de chapa. Esbarrou porém em resistências de segmentos do PT que não desejam o fortalecimento de não-petistas tendo em vista a sucessão presidencial de 2010.


Alencar se queixa

Com esta definição, aumentam as chances de se repetir em 2006 a dobradinha vitoriosa em 2002 – Lula presidente e José Alencar vice. No ano passado Alencar deixou o PL e ajudou a fundar o PRB (Partido republicano Brasileiro), uma sigla nova e com apenas dois deputados federais. Com as dificuldades na montagem das alianças, não se afasta a hipótese de que o único a se coligar formalmente com o PT, condição para compor a chapa.


Nesta quarta-feira Alencar confirmou para jornalistas no Palácio do Planalto que não tinha recebido nenhum convite, e queixou-se. "Eu provavelmente não tenha feito por merecer um novo convite", afirmou, depois de lembrar que em 2002 foi procurado por quatro partidos. "Naquele tempo, gostavam de mim", agregou.

Agora lembraram. Também presente no Alvorada, o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse hoje que Alencar teve uma posição "totalmente correta" e “foi muito leal" em sua declaração da véspera. Agregou que a chapa com José Alencar seria a melhor opção para Lula. Disse também que o vice-presidente comparecerá e discursará na convenção do PT marcada para sábado (24), em Brasília. E que o nome do vice pode sair nesta data, em vez de dia 30, como se previa antes.

Com agências