Primeiro encontro Israel-Palestina após eleição de Olmert

O presidente palestino, Mahmud Abbas, e o primeiro ministro israelense, Ehud Olmert, se encontraram nesta quinta-feira pela primeira vez, desde que o último foi eleito, em março. O encontro informal teve como anfitrião o rei Abdulá, da

Foi o primeiro contato direto em um ano entre líderes de Israel e da Palestina. Abbas qualificou o ambiente como “muito cordial, muito cordial”. Mas que os dois discutiram apenas “um ponto, como preparar um futuro encontro.


“Estou pronto a tudo com um propósito, o de obter um compromisso, de retirar-se de determinados territórios”, disse Olmert. “Espero que os palestinos terão a coragem de se descartar dos extremistas e fundamentalistas”, acrescentou porém, numa referência ao governo Haniyeh, formado pelo Hamas.


Conversações de paz improváveis


Olmert e Abbas deram-se as mãos e abraçaram-se, com o israelense usando para quebrar o gelo um pedido de desculpas pelos 13 civis palestinos mortos recentemente pela força aérea de Israel. “É contra nossa política e sinto muitíssimo”, afirmou Olmert.


Contudo, o primeiro ministro israelense não anunciou recuos substantivos. Deu a entender que conversações de paz são improváveis, a não ser que o governo palestino mude sua política. “Acho que Abu Mazen é uma pessoa genuina e vem aqui com boas intenções”, disse – usando o nome de guerra do presidente palestino –, “mas até onde sei ele não é o primeiro ministro da Autoridade Palestina”, acrescentou.


Porém ao retornar a Israel Olmert anunciou que “Israel continuará a empreender ataques localizados contra os terroristas e aqueles que tentarem atingir cidadãos israelenses”. Reiterou  também que não negociará com o Hamas, dizendo que este “apóia-se no terror”.
O encontro ocorreu na cidade histórica de Petra, durante um encontro de dois dias entre vencedores do Prêmio Nobel da Paz. Os dois líderes partilharam com estes um café da manhã.