Número de milionários cresce mais na América Latina

O número de milionários no mundo se elevou 8,7 milhões de pessoas no ano passado. Mas na América Latina, esse número foi maior ainda: de 9,7%, o que quer dizer que 350 mil pessoas controlam uma fortuna de 4,2 bilh&otil

Esse fenômeno de desigualdade, em relação direta com a pobreza que também aumenta a nível mundial, foi estimulado pelo aumento registrado nos mercados emergentes como Coréia do Sul, Índia e Rússia. A informação é de um estudo sobre a riqueza mundial elaborado por Merrill Lynch e a consultora Capgemini.

 

O informe mostrou que na América Latina o aumento foi de 6,5% de indivíduos que  passaram a ser de alto valor líquido no mundo, definidos como aqueles que possuem bens na casa de um milhão de dólares e tendo excluída sua primeira moradia. Os ativos da riqueza, por sua parte, aumentaram em 8,5% e chegaram a 33,3 bilhões de dólares de acordo com o estudo.

 

Ambas empresas localizam o Brasil como o país da América Latina onde mais se registraram multimilionários, mas também o coloca no 10º lugar no ranking mundial. E cita que com os aumentos no preço do petróleo também foram beneficiados o México e a Venezuela.

 

O número de milionários aumentou 6,8% nos Estados Unidos e 7,2% no Canadá. Com este resultado, a América do Norte se mantém como a zona com maior número de milionários e continua tendo a maior quantidade de ativos desse grupo. Na Europa, o número de milionários cresceu em 4,5%.

 

Não obstante, segundo o estudo, o maior incremento foi nos mercados emergentes. O número de pessoas milionárias da Coréia do Sul aumentou 21,3% e na Índia, 19,3%. Rússia teve um aumento de 17,4% e África do Sul, de 15,9%. O estudo prevê que em 2010 a riqueza destes indivíduos alcance os 44,6 bilhões de dólares com um ritmo de crescimento de 6% anual.

 

Da Redação
Com informações do La Jornada