Unesco premia Cuba pelo programa “Yo sí puedo”

O Prêmio Alfabetização 2006 Rey Sejong foi outorgado ontem, segunda-feira (19), a Cuba pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), pela promo&cced

O programa de Cuba é foi oferecido pelo projeto Cátedra de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, elaborado pelo Instituto Pedagógico Latino-americano e do Caribe (Iplac) vinculada ao Ministério de Educação cubano. O embaixador cubano na Unesco, Héctor Herndández Pardo, disse que o prêmio é um reconhecimento a um programa especialmente criado pelo sistema de educação cubana para assistir a outros países.

 

O Iplac foi selecionado por um prestigioso juri integrado por especialistas dos Estados Unidos, do Equador, da Coréia do Sul, da República Popular da China, Senegal e Síria. Ele disse que o diretor geral da Unesco, Koichiro Matsuura, ao proclamar os prêmio de educação de 2006, fez um explícito reconhecimento ao método cubano de alfabetização.

 

Hernández Pardo explicou que o juri da Unesco bateu firme no que diz respeito ao cárater inovador, flexível, capaz de se adaptar a uma variedade de situações geográficas, culturais e étnicas e que provou sua eficácia em contextos sociais, rurais e urbanos e em setores com necessidades especiais. Entre estes, as comunidades indígenas, e ao mesmo tempo em que presta atenção especial à educação das mulheres.

 

O diplomata cubano destacou que o mote para a concessão do prêmio também teve como pano de fundo o exemplo de cooperação Sul-Sul. "Este prêmio é um reconhecimento internacional importante para a educação cubana, aos criadores do método Yo sí puedo, à prática solidária de Cuba com povos que o necessitem e ao líder cubano Fidel Castro, grande impulsionador desses programas em benefício da humanidade".

 

Desde 1961, Cuba já atingiu as metas de educação para toda população. "O prêmio é dado a Cuba por compartilhar sua experiência, por criar um método pedagogicamente eficaz, moderno e inovador, posto a serviço da verdadeira solidariedade com outros povos", disse o embaixador.

 

Outros prêmio de educação da Unesco para 2006 foram o da Associação da Leitura, concedido a uma institutição do Paquistão, por um programa que tem como meta aumentar o índice de instrução para o ano de 2015. Outro Rey Sejong foi dado à Fundação de Ensino da Turquia, ao empregar com eficácia um programa destinado ao aumento da participação das mulheres na educação de crianças.