FETAG/BA realiza o maior congresso da história da entidade

O 6º Congresso Eleitoral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia (FETAG/BA) foi iniciado ontem à tarde (19), no Clube Campomar, em Salvador. É o maior congresso da entidade e tem a participaç&atild

O Congresso é o maior da entidade nos seus quase 40 anos de fundação e participam 300 sindicatos dos 409 filiados.
Na abertura dos trabalhos, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) convidado a analisar a conjuntura política, defendeu o desenvolvimento econômico do Brasil com valorização do trabalho e o que ele chamou de democratização da Bahia superando o domínio do grupo do senador Antonio Carlos  Magalhães no Estado.
 
De acordo, o dirigente da FETAG/BA e deputado estadual Edson Pimenta (PCdoB), a representatividade do Congresso demonstra que "a categoria reconhece a ação da direção que tem se caracterizado pela combatividade nas lutas e na implantação de projetos que melhoram a qualidade de vida dos agricultores, além de lutar pelos direitos dos assalariados conseguindo reajustes salariais acima do novo salário mínimo, como é o caso dos trabalhadores na hortifruticultura e na cana de açúcar”.
 
Edson mais uma vez criticou o governo do PFL de Paulo Souto, que de acordo o deputado, é o governo dos grandes produtores e que tem muita propaganda, mas nenhuma ação em benefício da agricultura familiar. Ele denuncia o abandono das culturas tradicionais como o algodão, o café, o cacau e mandioca.
 
O presidente estadual do PCdoB, Péricles de Souza, participou da abertura do evento e falou sobre a intimidade do PCdoB com a luta dos trabalhadores rurais. “A luta dos trabalhadores rurais está na origem do partido, que possui em seu símbolo a representação da união entre os camponeses e os operários. Prosseguindo, Péricles resgatou um episódio histórico ocorrido no campo e dirigido pelo Partido Comunista do Brasil, antes do golpe militar que implantou a ditadura no Brasil.  Ele se referiu a luta na região de  Trombas e Formoso, no interior do estado de Goiás "que teve a particularidade de enfrentar os grandes proprietários rurais, os  grileiros e realizou uma pequena reforma agrária nesses dois municípios e ao mesmo tempo resultou  na eleição do prefeito de Trombas e de um deputado estadual, o José Porfírio, que foi o primeiro deputado estadual trabalhador  rural.  E foi eleito na legenda do Partido Comunista do Brasil. Na Bahia temos uma situação similar com a eleição de Edson Pimenta deputado estadual.  É a participação cada vez maior dos trabalhadores rurais na política, ao mesmo tempo em que lutam por seus interesses mais localizados que também são importantes". 
 
O Congresso prossegue até hoje (20) e deverá eleger a nova diretoria da entidade.